andrefufucaDepois do programa Fantástico da TV Globo exibir uma série de reportagens sobre a “Máfia das Próteses”, pilule a Câmara Federal resolveu instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as graves denuncias.

O Fantástico mostrou médicos recebendo comissões para utilizar o material de determinadas empresas ou indicar cirurgias desnecessárias com orçamentos superfaturados para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) ou planos de saúde a pagarem pelos “procedimentos”.

A instalação da CPI aconteceu na quinta-feira (26) e tem como objetivo investigar o esquema fraudulento de comercialização e uso de próteses médicas no país.

A CPI foi instalada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Com 14 votos, o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) foi eleito presidente da CPI e o deputado maranhense André Fufuca (PEN), será o relator.

Médico recém-formado, condição que lhe ajudou a chegar a relatoria da CPI, André Fufuca, logo no seu primeiro mandato, vai conseguindo galgar espaços importantes na Câmara Federal.

O parlamentar, em entrevista ao Blog, disse que sabe da importância e da responsabilidade de relatar uma CPI que apurará desvio de recursos públicos no Brasil na área da Saúde.

“A máfia das próteses, infelizmente, é uma realidade no Brasil. Nós estaremos combatendo essa prática nefasta e investigando a fundo tudo isso, inclusive a participação de médicos e membros do Judiciário nesses casos. É um crime contra a vida das pessoas e contra o erário público. Esperamos contar com o apoio da imprensa e das vítimas para podermos apurar tudo minuciosamente e  dar nossa parcela de contribuição para o fim desse prática nociva a sociedade”, afirmou ao Blog.

Indiscutivelmente vai começando muitíssimo bem o seu mandato na Câmara Federal, o jovem deputado André Fufuca.