José Reinaldo e Flávio Dino

José Reinaldo e Flávio Dino

Desde o momento em que foi anunciado como futuro secretário de Estado de Minas e Energia, click o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) mergulhou em silêncio e passou a atuar apenas como expectador do Governo Flávio Dino (PCdoB).

A primeira informação do Executivo a respeito do socialista, logo nos primeiros dias do ano, era de que ele primeiro assumiria o seu mandato na Câmara Federal, organizaria o seu gabinete, e somente então se licenciaria do Legislativo para desembarcar no Maranhão.

Aí começaram a surgir alguns entraves. O primeiro deles diz respeito à suplência de seu mandato. Zé Reinaldo teria tentado acordo com a suplente Luana Alves (PSB), para que ficasse sob a organização dele os cargos do gabinete e as indicações das emendas parlamentares. Luana, no entanto, teria rejeitado.

Dias depois o marido da suplente, prefeito de Santa Inês Ribamar Alves, negou o teor da conversa entre Luana e Zé Reinaldo.

Mesmo assim, o socialista optou por silenciar sobre o tema. Ele também não assumiu o cargo de secretário estadual, que muitos acreditam ser até desvantajoso para qualquer deputado federal na atual legislatura, uma vez que com as emendas impositivas e com o novo cenário político, a tendência, principalmente com uma pasta não tão destacada, é a perda de espaços políticos.

E Zé Reinaldo analisa tudo isso. Por isso, talvez, ainda não tenha deixado Brasília…