humbertocoutinhofevSão três os partidos que medem forças na Assembleia na atual Legislatura. Além do PV e do PMDB, rx que elegeram a maior bancada, tadalafil com quatro deputados cada, o PDT, do presidente Humberto Coutinho, também saiu fortalecido na composição do plenário.

A legenda conseguiu eleger três deputados, mas acabou ganhando mais um, na condição de suplente, para atuar na Casa. Trata-se de Rafael Leitoa, primeiro suplente do deputado Neto Evangelista (PSDB), que se licenciou da Assembleia para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

E apesar de as três siglas terem número igual de deputados em exercício, é justamente o PDT que aparece com mais força política na Assembleia.

Isso porque além de ter eleito o presidente da Casa, o partido dispõe de outro cargo na Mesa Diretora, o de terceiro vice-presidente, posto ocupado pela deputada Valéria Macedo.

O PV ficou apenas com um cargo na Mesa, o de primeiro secretário, ocupado por Edilázio Júnior e o PMDB não conseguiu emplacar nenhum membro para a direção do Legislativo, e hoje aparece na condição de isolamento no plenário. A sigla também não integra nenhum bloco parlamentar e deve ficar apenas com uma comissão temática.

O cenário, portanto, é esse. PDT, PV e PMDB, são as três maiores legendas hoje na Assembleia. Isso em números. Politicamente, o PDT, que na legislatura passada tinha apenas dois deputados e que chegou a sofrer esvaziamento com a saída de históricos, é quem dá as cartas…