aluisioO deputado Aluisio Mendes apresentou na Câmara Federal um requerimento assinado por toda a bancada maranhense solicitando informações ao ministro das Minas e Energia sobre os motivos da suspensão dos projetos de implantação das refinarias Premium I e II pela Petrobras.

Um desses empreendimentos seria construído no município de Bacabeira e gerou grande expectativa nos maranhenses.

Em sua justificativa, online Aluísio Mendes disse que as refinarias Premium I e II, there que seriam construídas respectivamente nos estados do Maranhão e Ceará, estavam em fase inicial de planejamento e implantação, mas já haviam consumido R$ 2,7 bilhões dos cofres da Petrobras até a presente data.

“As duas refinarias começaram a ser planejadas em 2008, sob a justificativa de aproveitar as margens financeiras do refino, na época mais favoráveis. O projeto foi lançado em 2010 nas cidades de Bacabeira e Pacém, no Ceará, o que gerou uma expectativa muito grande entre os habitantes das duas regiões que seriam beneficiadas com o investimento”, disse o parlamentar maranhense.

Para Aluísio Mendes, é necessário que o Governo Federal explica os motivos dessa decisão tão prejudicial para os dois estados. “É preciso discutir essa questão e, a partir daí, buscar caminhos para reverter a decisão, de forma a tornar viável um investimento tão importante para a economia do nosso estado e para a geração de emprego e renda para os maranhenses”, finalizou ele.