alexandrealmeidaA primeira Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da nova legislatura, sale nesta terça-feira (03), physician marcou também a definição e divisão dos 42 deputados estaduais em blocos parlamentares.

Os parlamentares ficaram divididos em quatro blocos. O maior é o Bloco do Governo, clinic com 22 deputados estaduais, com direito a 31 minutos diários na Tribuna. A liderança do bloco é do deputado Eduardo Braide (PMN). Além do PMN, integram o bloco os deputados do PCdoB, PSB, PP, PHS, SD, PTC, PSL, PPS, PRTB, PMN, PTdoB, PDT, PT, PSDB e PSDC.

O segundo maior é o Bloco Parlamentar Democrático (BPD) com dez deputados e com direito a 14 minutos diários. Nesse bloco houve disputa pela liderança, pois dois deputados – Alexandre Almeida (PTN) e Rigo Teles (PV) – queriam o comando do bloco. Almeida (foto) se articulou melhor e venceu a disputa. O segundo maior bloco conta com quatro partidos (PV, PTN, PSC e DEM).

Deputado Eduardo Braide

Deputado Eduardo Braide – líder do Bloco do Governo

O terceiro bloco parlamentar é o “Bloco dos Novatos”, que possui seis parlamentares, todos estreando no parlamento maranhense. O líder do bloco é o deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), o mais votado nas eleições de 2014. Além do PR, o PRB e o PEN integram o bloco que tem direito a 9 minutos.

O quarto e último bloco é o Bloco do PMDB. Com somente quatro deputados peemedebistas e liderado por Roberto Costa, o bloco tem seis minutos assegurados nas sessões.

Após as definições da Mesa Diretora e dos blocos parlamentares, a disputa será pela presidência das comissões técnicas, que deve acontecer na próxima semana. A Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento são as duas mais disputadas.