calendário

A Secretaria de Planejamento do Estado, medicine com anuência do governador Flávio Dino, ask resolveu modificar as datas de pagamento dos servidores públicos do Governo do Maranhão. A tabela com as datas de pagamentos foi divulgada nesta quarta-feira (14), pela Secretaria de Gestão e Previdência.

Ao contrário do que fazia o governo Roseana Sarney, que pagava dentro do mês trabalhado o salário dos servidores, a partir de agora o servidor público estadual do Maranhão terá que aguardar mais alguns dias para receber seus vencimentos, pois de acordo com a tabela divulgada, o salário do mês só será pago no mês subsequente.

O primeiro exemplo será logo agora no mês de janeiro. O primeiro salário pago pelo governo Flávio Dino, referente ao mês de janeiro de 2015, só será pago no dia 03 de fevereiro. No entanto, o mês que o servidor mais irá demorar em receber o salário será em abril, onde o salário só será pago no dia 05 de maio.

A primeira parcela do décimo terceiro salário será paga em 01 de junho e a segunda parcela em 18 de dezembro. O Governo do Maranhão fez uma ressalva que pode atenuar o “sofrimento” dos servidores públicos estaduais “sempre que financeiramente possível, o salário será antecipado”.

Vale ressaltar que não existe nenhuma ilegalidade no calendário divulgado, pois o pagamento pode ser feito até o quinto dia útil, mas como os servidores estavam acostumados a receber em dia e dentro do mês no governo Roseana Sarney, a chiadeira tende a ser geral.