quasdroAo contrário do que muita gente pensa, doctor a eleição presidencial do último domingo (26), entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi extremamente emocionante e com uma virada somente na reta final da apuração.

Por conta do fuso horário e do horário de verão, a primeira parcial oficialmente liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 20h (horário de Brasília) e 19h (aqui no Maranhão). Quando foi liberado já tínhamos 95% das urnas apuradas e com a presidente Dilma já a frente de Aécio e com a vitória praticamente consolidada.

No entanto, o que pouca gente soube é que foi Aécio Neves que passou a maior parte da apuração à frente da petista. Um gráfico elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra a evolução dos votos recebidos pelos dois candidatos à Presidência.

No primeiro boletim, por volta das 17h01, Aécio já apareceu com 51,62% dos votos válidos e foi abrindo vantagem chegando a ter 67,7% contra 32,3% de Dilma.

Depois dessa enorme vantagem, Dilma começou a reagir e gradativamente foi tirando a diferença. Somente às 19h32 (horário de Brasília), com 89% das urnas apuradas, foi que a petista passou à frente de Aécio Neves.

Uma hora depois, exatamente às 20h32, a vitória dela foi confirmada matematicamente, com 51,47% dos votos válidos. O último voto foi contabilizado às 2h13 da segunda (27), quando 100% das urnas foram apuradas. Dilma terminou com 51,64% e Aécio, com 48,36%.

Uma eleição emocionante, mas que, infelizmente, apenas 30 membros do Tribunal Superior Eleitoral puderam acompanhar passo a passo à apuração.