rogeriocafeteira15h45 – O deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC) deve apresentar ainda nesta segunda-feira (13), clinic uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição) para terminar com o instituto da reeleição na presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Cafeteria começou a colher as 14 assinaturas necessárias para a tramitação da PEC e deve protocolar o pedido ainda hoje na Mesa Diretora da Assembleia.

Pelas informações exclusivas já obtidas pelo Blog, a PEC quer proibir que deputados que sejam eleitos para a Mesa Diretora no primeiro ano da legislatura, disputem a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

O instituto da reeleição chegou a existir na Assembleia Legislativa, principalmente após as sucessivas reeleições de Manoel Ribeiro como presidente da Casa. No entanto, no fim de 2009, quando todos imaginavam que Ricardo Murad seria o presidente do parlamento estadual, o Plenário aprovou a volta da reeleição.

O fim da reeleição chegou a ser cogitado, inclusive pelo próprio Cafeteira, no início de 2010, mas a PEC não foi adiante, mas dessa vez, por conta das incertezas da maioria dos deputados, o fim do instituto da reeleição deve ser aprovado na Assembleia Legislativa.

Até o momento, dois nomes, ambos da futura base governista, Humberto Coutinho e Othelino Neto, têm se movimentado publicamente para disputar a presidência do parlamento.