geraldocastromarcoAté o final deste ano, sovaldi sale a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Josefina Serrão, thumb no Porto Grande, order zona rural de São Luís, contará com uma sala digital para utilização de tecnologias educacionais como complemento ao processo de ensino-aprendizagem. Serão instalados 20 computadores com conexão à internet e os professores participarão de formação continuada para uso das tecnologias dentro de uma visão educativa e de contexto.

Tanto o processo de formação dos docentes quanto a instalação da sala digital serão viabilizados a partir de parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro Sobrinho, a garantia do acesso à tecnologia é de grande importância para a educação integral a crianças e adolescentes, uma das diretrizes da gestão do prefeito Edivaldo para a área da Educação.

“Trabalhamos com o objetivo de garantir a nossas crianças e adolescentes tudo o que elas precisam para ter uma educação de qualidade. Parcerias que somem a essa finalidade são sempre muito bem-vindas”, declarou o secretário Geraldo Castro Sobrinho.

O gestor da U.E.B. Josefina Serrão, Leandro Silva, informou que na próxima semana será feito o levantamento técnico da área onde serão instalados os computadores. Na ocasião, também será feita a avaliação das condições físicas da sala, instalações elétricas, fiações da rede de internet e demais adequações necessárias.

A implantação da sala digital acontecerá em duas etapas. A primeira está prevista para novembro e a segunda etapa para dezembro. Serão 10 computadores entregues na primeira etapa, já com todas as adaptações e instalações feitas para a conexão com a internet. Finalizada a primeira etapa, as capacitações serão iniciadas em dezembro. “Como teremos uma sala com 10 computadores e internet já poderemos dar início às capacitações”, ressaltou Leandro Silva.

O gestor diz que tanto alunos quanto professores estão ansiosos pela implantação da sala. “A expectativa é intensa por parte de todos, pois a comunidade é muito afastada e pouquíssimos são os alunos que já tiveram algum contato com computadores e internet”, informou.

A solenidade de assinatura do convênio contou com a presença da superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite; da técnica especialista da Semed Karla Cristina; da professora da Sala de Recursos da U.E.B. Josefina Serrão, Valneide Masseti; do gestor da escola, Leandro Silva; e do coordenador do setor de Responsabilidade Social da Emap, Diogo Anderson.