Ze-Carlos-PTO deputado Zé Carlos (PT) confirmou que o Governo do Maranhão, physician através do Comando da Polícia Militar do Estado, está propenso a atender às reivindicações formuladas por PMs e bombeiros militares que, recentemente, fizeram um movimento grevista pedindo melhorias para os integrantes da Corporação.

O parlamentar fez um relato de recente audiência que teve com integrantes do Comando Geral da PMMA e com eles discutiu sobre quatro pontos de reivindicações dos policiais militares e bombeiros.

“O primeiro ponto foi a questão da anistia, que foi acordada, e que seria efetuada. O segundo ponto: a questão das 40 horas. O terceiro: a questão do escalonamento e o quarto ponto, que foi a novidade do corte nos salários dos dias parados. Portanto, eu ouvi o comandante e aqui coloco para vocês a seguinte posição: a anistia será resolvida”, declarou o deputado Zé Carlos.

Ele explicou que a anistia dos policiais grevistas já é uma posição do Comando da PMMA e que não será resolvida através de uma lei votada na Câmara dos Deputados, e sim na Assembleia Legislativa do Estado. Quanto ao pleito das 40 horas semanais, segundo Zé Carlos, está sendo feito um estudo, e a posição do comando da PM é no sentido de verificar o impacto dessa medida inclusive em relação à situação financeira do Estado.

“Quanto ao corte dos salários, fui informado que já está sendo implantada a restituição de todos os valores que foram tirados indevidamente fora do acordo combinado com o governo. Portanto, já está saindo na folha, e isso estaria também sendo resolvido. Quanto ao último ponto, que é o escalonamento, fui informado que há um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), dizendo que esse assunto só pode ser discutido a partir do ano que vem, que o Governo não pode fazer despesa para outro governo. Esse é um assunto que inclusive vou dirigir à nossa assessoria jurídica, para ouvir dela um parecer a respeito desse posicionamento que me foi dado a respeito do escalonamento”, explicou o deputado.

O deputado Zé Carlos informou que recebeu estas informações do próprio comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto.

“O que relatei aqui foi a posição do comandante Zanoni lá no Comando Geral ontem de manhã. Eu particularmente dou o meu voto de confiança, primeiro porque rapidamente nós vamos saber se é verdade a questão da anistia e a questão da reposição dos valores que foram indevidamente retirados da folha de pagamento de militares e bombeiros”, declarou o deputado.