Secretário João Abreu

Secretário João Abreu da Casa Civil

Estado Maior – Atendendo a uma orientação da governadora Roseana Sarney, remedy todos os secretários de Estado colocaram seus cargos à disposição a chefe do Poder Executivo. Cada um encaminhou documento com esse teor à Casa Civil, onde o secretário-chefe, João Abreu, após examiná-los, os encaminhará à governadora, para que ela decida quem continuará ou não na equipe do 1º escalão do Governo do Estado.

Não se trata de uma reforma, mas de uma providência diretamente relacionada com as eleições. Pelo menos uma dezena de secretários de Estado está caminhando em direção às urnas, como candidatos a deputado estadual ou a deputado federal.

A movimentação política de auxiliares levou, primeiro, a governadora Roseana Sarney a lhes dar uma orientação expressa: nada de misturar trabalho com política. Depois, no início do ano, a governadora os orientou a colocar seus cargos à disposição, para que, a partir dessa providência, os pré-candidatos deixassem os cargos com tempo para fazer as suas pré-campanhas, sem serem acusados de usar a máquina administrativa a seu favor.

Ontem, fonte do governo confirmou que todos os secretários colocaram formalmente seus cargos à disposição. A partir de agora, a governadora vai conversar com cada um deles, para definir o rumo que cada um tomará. Os pré-candidatos serão exonerados. Os não candidatos serão confirmados nos seus cargos, podendo haver uma ou outra mudança na equipe atual.

As conversas deverão ocorrer durante o Carnaval, de modo a que após a folia momesca o governo siga seu curso natural e os secretários pré-candidatos rumem para as urnas sem o suporte da máquina.