ribamarfiqueneAs famílias de João Lisboa, story Campestre, Senador La Rocque e Ribamar Fiquene – todos da Região Tocantina – foram beneficiadas com atendimentos de saúde promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o Governo Itinerante.

As ações foram realizadas na quarta (25) e quinta-feira (26) e beneficiou um total de 1.118 pessoas com ações de vigilância epidemiológica (vacinação), assistência em clínica médica, pediatria, exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata).

No município de Ribamar Fiquene, onde a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram o hospital de 20 leitos, centenas de pessoas foram triadas (com verificação de pressão arterial e peso) e atendidas pelo clínico geral e pelo pediatra, além de fazer os exames laboratoriais de glicemia e colesterol, da próstata e o preventivo de câncer ginecológico.

A dona de casa Marizete Oliveira da Silva, 36 anos, moradora de Ribamar Fiquene, levou a filha Luciana Oliveira da Costa, 10 anos, para consultar com o pediatra. “Precisamos muito de atendimentos como estes. A gente adoecia aqui e tínhamos que buscar atendimento em Porto Franco ou no Socorrão de Imperatriz. Este hospital veio para facilitar a vida do povo do interior”, comentou.

Os atendimentos em João Lisboa foram concentrados no Hospital Municipal, onde também outras dezenas de pessoas foram atendidas pelo clínico geral e pediatra, fizeram os exames laboratoriais, preventivo de câncer ginecológico e crianças atualizaram suas cadernetas de vacinação.

campestreHospital em Campestre – Além das ações de saúde, a comunidade de Campestre recebeu um novo hospital de 20 leitos, onde a SES ofereceu consultas e exames. As crianças também foram imunizadas.

Selma Silva do Nascimento, 21 anos, levou o filho Douglas Nascimento Gomes, de quatro meses, para atualizar o calendário vacinal e consultar com o pediatra. Ela mora no povoado Cabeceira Grande e disse que é difícil encontrar médico na cidade. “Soube da inauguração do hospital e dos atendimentos e resolvi vim logo. Também trouxe a carteira para atualizar as vacinas”, comentou. O autônomo Marinaldo Soares de Moura, 39 anos, buscou fazer os exames laboratoriais e descobriu que estava com o colesterol alterado. “Por isso é importante fazer os exames”, disse.

O médico Wanderson Arruda Serejo disse que foi alto o número de pessoas que apresentaram colesterol alterado e hipertensão durante a realização do mutirão. “Estamos enfatizando sobre as possíveis complicações decorrentes da doença e orientando-os para mudanças de hábitos alimentares e início de atividades físicas. Em alguns casos estamos alterando a medicação e solicitando novos exames”, disse.

Na cidade de Senador La Rocque foram contabilizados 219 atendimentos com clínico geral e 65 de pediatria. Setenta e quatro exames laboratoriais de próstata e 143 de colesterol e glicemia. Trinta e uma mulheres fizeram o preventivo e 61 crianças tiveram suas carteiras de vacinação atualizadas.