policia-federalA Polícia Federal com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, malady deflagrou hoje (25/9) a Operação Usura II, para apurar o desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses de Bacabal e Zé Doca.

O principal nome entre os conduzidos para a sede da Polícia Federal, conforme o Blog já antecipou, é do agiota Josival Cavalcanti, o “Pacovan”. Segundo a própria PF, recursos públicos federais das prefeituras de Bacabal e Zé Doca foram desviados e estavam na conta de Pacovan.

O montante estimado dos desvios é da ordem de aproximadamente R$ 7,5 milhões na área da saúde em Bacabal, e de R$ 4,5 milhões na área de saúde e no FUNDEB de Zé Doca.

Além do agiota, foram conduzidos à sede da PF para prestar esclarecimentos a esposa dele, Edna Cavalcanti, e o ex-secretário de Saúde de Bacabal, Lílio Guega.

A Operação é um desdobramento da Operação Usura, deflagrada em maio/2011, que evidenciou desvios de recursos públicos federais do município de São João do Paraíso/MA, para o pagamento de ações de agiotagem. Vale destacar que as informações repassadas a Polícia Federal foram oriundas das investigações feitas pela Secretaria de Segurança do Maranhão, ainda com relação a execução do jornalista Décio Sá.