Deputado Edilázio Junior

Deputado Edilázio Junior

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) foi a Tribuna da Assembleia Legislativa, sovaldi sale nesta segunda-feira (09) e além de lamentar profundamente a morte covarde do amigo Daniel Smith, physician o parlamentar levantou dois assuntos polêmicos no parlamento maranhense.

Durante o seu pronunciamento, Edilázio Júnior criticou duramente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e demonstrou ser favorável a redução da maioridade penal.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente protege e incentiva o menor a ir para rua e fazer esse tipo de coisa”, afirmou o parlamentar, que lembrou que a polícia fez sua parte, pois o acusado de matar Daniel Smith já havia sido preso sete vezes somente em 2013.

O deputado Rogério Cafeteira (PMN), em aparte, também foi pelo mesmo caminho e também criticou o ECA.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é para proteger a criança, não para proteger animais como esse cidadão. Não para proteger um bandido como ele, mas é o que está acontecendo. Hoje o ECA, infelizmente, para o que ele mais serve é para proteger bandido”, afirmou Cafeteira.

Deputado Rogério Cafeteira

Deputado Rogério Cafeteira

Redução – A maioria dos deputados estaduais também defendeu a redução da maioridade penal, que atualmente é de 18 anos no Brasil. Edilázio Júnior, que iniciou o debate, disse já ter pensando diferente, mas refez seu pensamento.

“Com relação ao meu posicionamento, eu agora revi e sou favorável sim à diminuição da maioridade penal. Quando um menor chega para assaltar uma pessoa, a pessoa tem que ficar muito mais preocupada, porque o menor de arma em punho já fala, oh, passa o relógio que eu sou menor de idade e se eu te matar não tem nada comigo”, declarou.

Os deputados Rogério Cafeteira e Cleide Coutinho (PSB) também defenderam a redução da maioridade penal.

“Uma pessoa de 17 anos tem o discernimento muito apurado para saber o que faz, o que é o certo e o errado. Eles, na verdade, se utilizam disso para ser mais bárbaros do que os bandidos maiores de idade”, disse Cafeteira.

“Poderíamos encaminhar uma Moção, para que a Câmara Federal se movimente para resolver de vez essa maioridade penal, porque é ridículo, os jovens de hoje não são como antigamente, os jovens têm conhecimento, eles têm internet, eles têm Facebook, eles têm tudo que você imagina, não pode comparar com os jovens de antes, assassino não tem idade, assassino é assassino”, finalizou Cleide Coutinho.

Os dois assuntos são polêmicos e devem ser mais discutidos no parlamento maranhense, pois a sociedade também necessita de uma resposta concreta e urgente.