Juiz Jamil Aguiar

Juiz Jamil Aguiar

No dia 20 de dezembro do ano passado, ask o Tribunal de Justiça decidiu instaurar três Processos Administrativos Disciplinares para apurar reclamações contra a conduta do juiz Jamil Aguiar da Silva junto à 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís, cheap da qual é titular.

As reclamações que originaram a decisão do TJ foram feitas à Corregedoria Geral da Justiça pelo desembargador José Ribamar Froz Sobrinho, site coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário; pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekan; e pelo preso José Cosmo Viana Pereira.

O desembargador Froz Sobrinho, por exemplo, solicitou providências à Corregedoria quanto à suposta “ineficiência da 1ª VEP”; argumentando o despreparo do juiz para o exercício da função jurisdicional e administrativa na execução penal; atrasos na concessão de benefícios aos encarcerados e outras irregularidades reclamadas por terceiros (reveja aqui a matéria completa).

No entanto, para minha surpresa, o site do Tribunal de Justiça nesta segunda-feira (25) apresenta uma matéria onde afirma que a 1ª VEP registrou um crescimento de 69% na movimentação dos processos de 2012.

A quantidade de despachos proferidos saltou de 1.826 em 2011 para 3.085 em 2012 (69%). No ano passado o número de decisões diversas foi de 1.702 contra 1.150 em 2011. Já as progressões de regime – em que a cada 3 dias de trabalho é reduzido um dia na pena do sentenciado – aumentaram de 384 para 586 (52%).

Os dados sobre a produtividade da vara foram apresentados pelo juiz titular ao presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. Atualmente, a unidade movimenta cerca de sete mil processos e um cadastro de mais de três mil sentenciados.

O cumprimento das ações, estabelecidas pelo Núcleo de Planejamento Estratégico do Tribunal, possibilitou a premiação dos servidores e magistrados da vara com a Gratificação por Produtividade Judiciária (GPJ).

Depois da nova matéria fica uma dúvida: afinal quem diz a verdade?