Jota Pinto e Edivaldo Júnior

Jota Pinto e Edivaldo Júnior em prol da metropolização

O deputado Jota Pinto (PEN) entregou ao prefeito de São Luís, physician Edivaldo Holanda Júnior, buy nesta terça-feira (12), o projeto de sua autoria, aprovado pela Assembleia Legislativa, que aumenta para oito os municípios que devem compor a Região Metropolitana de São Luís. De acordo com a nova redação, os municípios de Bacabeira, Rosário e Santa Rita passariam a formar a Região Metropolitana.

Com a alteração da Lei Complementar, a região também conhecida como Grande São Luís, agora será oficialmente formada por Alcântara, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís.

O autor da proposição disse que esses novos municípios têm uma relação próxima com a Ilha de São Luís e que, portanto, devem fazer parte da metropolização. A nova redação também alterou o prazo de adesão dessas prefeituras à região metropolitana, o que facilita o processo. Antes, era preciso a adesão de todos os municípios. Agora, com a adesão de quatro prefeituras já se pode implementar a região metropolitana.

“Hoje as prefeituras deixam de receber cerca de R$ 120 milhões por ano com a falta da implementação da região metropolitana. E todo esse recurso poderia ser investido em transporte, saúde, educação, turismo metropolitano e ainda resolver a questão do aterro sanitário, que uma urgência para a região”.

O parlamentar disse que a entrega do projeto ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior é considerada uma reunião de trabalho que serve de preparativo para um grande encontro numa sessão especial na Assembleia Legislativa para discutir a implementação da região Metropolitana. Jota Pinto adiantou ainda que foi aprovado um requerimento de sua autoria para a realização de uma audiência pública, com data ainda indefinida.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou a iniciativa do deputado e assegurou a efetiva participação da prefeitura de São Luís no processo de implementação da Região Metropolitana.

“A implementação da Região Metropolitana é um assunto muito debatido há décadas entre os municípios, mas que até hoje não saiu do papel e nós temos a oportunidade de inaugurar esse novo momento com o deputado Jota Pinto”, declarou.

O prefeito afirmou que participará ativamente do processo para que o projeto da região metropolitana possa sair do papel. “Na semana passada estive com o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, tratando sobre o assunto e em breve estaremos reunidos com todos os prefeitos que fazem parte desse processo, ao lado do deputado Jota Pinto, para que finalmente esse projeto possa sair do papel”, concluiu.