deputados Roberto Costa e César Pires

deputados Roberto Costa e César Pires

De: O Estado do Maranhão

Lideranças governistas e de oposição na Assembleia Legislativa avaliaram ontem como salutar a aproximação entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e os prefeitos de Timon, healing Luciano Leitoa, e de Caxias, Léo Coutinho, ambos do PSB.

Em entrevista a O Estado, o líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, deputado estadual Roberto Costa (PMDB); o do governo, César Pires (DEM), e o 3º vice-presidente da Casa, Marcelo Tavares (PSB), destacaram como naturais os primeiros movimentos, dados no fim da semana passada, para a deflagração de uma parceria institucional entre o Governo do Estado e as duas prefeituras.

“Esse é o retrato da governadora e do governo dela. Ela procura trabalhar pelo Maranhão, independentemente das cores partidárias que existem nos municípios. A preocupação dela é com o desenvolvimento do Maranhão. Em alguns casos, existem prefeitos com postura de mais independência em relação ao governo, mas isso não atrapalha o trabalho da governadora pelos municípios”, destacou Roberto Costa.

De acordo com César Pires, Roseana começou a pôr em prática uma medida que já deveria estar em curso com a Prefeitura de São Luís. “Na verdade, aquele movimento de aproximação com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior deveria servir de exemplo para todos os demais municípios. Uma demonstração do governo de que o momento é de muito trabalho. Ainda não deu certo, o que não quer dizer que está descartada a parceria”, declarou o líder governista.

Obrigação – O deputado Marcelo Tavares encara o estabelecimento das parcerias como uma “obrigação institucional”. De acordo com o socialista, a mobilização do governo em direção aos municípios “não é apenas uma intenção política”. “Não há nenhuma dificuldade nisso. O dinheiro é do estado, não da governadora. Então, ela tem mais é obrigação mesmo de se somar aos prefeitos para resolver os problemas que afligem a população como um todo”, disse.

Aproximação começou no fim da semana passada

Deputado Marcelo Tavares

Deputado Marcelo Tavares

Em Timon, o pano de fundo para o contato da governadora com o prefeito oposicionista foi a aula inaugural que marcou o início dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado nos centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma).

Roseana Sarney e Luciano Leitoa conversaram sobre a possibilidade de instalação de um polo industrial na cidade. Roseana garantiu ao socialista que vai atrair indústrias para a cidade, como está fazendo em todo o estado.

Em Caxias, a aproximação com Léo Coutinho foi mais política. Roseana chegou à cidade ainda na quinta-feira, dia 7. No hotel onde ficou hospedada, reuniu-se ainda à noite com Léo Coutinho, o pai dele, Eugênio Coutinho, e o ex-prefeito Humberto Coutinho. Acompanhou a governadora apenas o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).

Do encontro, saiu a decisão de anunciar, no dia seguinte, o estabelecimento de uma parceria institucional entre o Executivo estadual e a Prefeitura de Caxias, também pela instalação de um polo industrial no município.

Acompanhados dos secretários Luis Fernando (Infraestrutura) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades) e do líder político Humberto Coutinho, Roseana e Léo Coutinho conversaram por mais de uma hora a portas fechadas. Na saída, oficializaram os termos do acordo.