Jota Pinto, doctor Neto Evangelista, Edilázio Júnior e Marcos Caldas novos líderes dos Blocos

Da coluna Estado Maior

É provável que na próxima semana a Assembleia Legislativa tenha formadas as suas comissões técnicas, pois as conversas nesse sentido já estão em pleno andamento. O diferencial é que agora articulações estão sob a responsabilidade da nova geração de deputados, que estão no comando das representações – blocos e bancadas – no plenário.

No centro das negociações está o deputado Roberto Costa (PMDB), que está no comando do Bloco Parlamentar pelo Maranhão (BPM), o Blocão, formado por deputados do PMDB, PTB e DEM. Com 10 votos, o Blocão é o mais influente e representa cerca de um terço da base de apoio do Governo do Estado. Vai dar as cartas nas comissões mais importantes. O deputado Rubens Júnior (PCdoB) lidera o Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), integrado por deputados do PCdoB, PPS e PSB, que tenta, em vão até aqui, arregimentar votos contra o governo. O deputado Marcos Caldas (PRB), que ganhou notoriedade quando assumiu interinamente o governo por 10 dias, foi escolhido líder do Bloco União democrática (BUD), se declarando independente, mas integra a base de apoio do governo.

Um dos articuladores da nova geração de deputados, Edilázio Júnior foi escolhido para ser o líder da bancada do PV, com quatro deputados. Na outra ponta está o deputado tucano Neto Evangelista, que lidera o Bloco Parlamentar formado por PSDB e PDT. Na mesma posição, está o deputado Jota Pinto, líder do Bloco Democrático (BD), formado por PP/PSC/PSL/PEN/PR. E o único que não integra a nova geração: Raimundo Cutrim, que lidera a bancada do PSD. São esses parlamentares que definirão, com seus blocos e bancadas, o futuro imediato da Assembleia Legislativa.