A Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadão Maranhense, doctor em Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (18), pharm ao procurador federal Felipe Costa Camarão. A proposição da honraria, prostate aprovada por unanimidade, é de autoria do deputado Edilázio Júnior (PV).

Compuseram a mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Marcos Caldas (PRB), o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, o homenageado e o juízo federal Ney Barros Belo. Familiares e amigos de Felipe Costa Camarão lotaram o Plenário da Casa para render-lhe homenagens.

Em sua saudação, o deputado Edilázio Júnior discorreu sobre a brilhante carreira de Felipe Camarão, destacando sua atuação nas duas vezes em que presidiu o Procon do Maranhão, sendo a primeira em 2005, com apenas 22 anos, quando aplicou as primeiras multas e ajuizou as primeiras ações civis públicas na história desse órgão no Maranhão e a segunda, em 2011, conseguindo elevar o Procon a um patamar de respeitável credibilidade junto ao povo maranhense.

“Sinto-me lisonjeado em ser o autor dessa proposição e de estar prestando uma justa homenagem a um carioca, mas que sempre teve o Maranhão no coração, e quem tem relevantes serviços prestados ao nosso Maranhão. Felipe nos mostrou com o seu trabalho à frente do Procom como se deve defender os direitos da sociedade”, afirmou Edilázio Júnior.

O deputado Zé Carlos (PT) fez questão de se manifestar e registrar episódios da vida familiar e profissional de Felipe Camarão como, por exemplo, a formação que recebeu dos pais Phil Camarão e Rita de Cássia, ambos médicos, e sua atuação à frente da direção do Procon do Maranhão.

BIOGRAFIA E AGRADECIMENTOS

Felipe Costa Camarão é natural do Rio de Janeiro. Com apenas dois anos veio residir em São Luís, e desde então adotou o Maranhão como sua terra. Na sua infância e juventude foi diversas vezes campeão maranhense de natação. Foi professor de inglês dos 16 aos 18 anos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Foi dirigente do Procon/MA em 2005 e 2011. Professor do curso de Direito da UNDB durante seis anos e aprovado nos concursos públicos do Tribunal de Justiça do Maranhão, para o cargo de Analista Judiciário, e procurador federal. Atualmente exerce o cargo de assessor do reitor Natalino Salgado.

Em sua fala, Felipe Camarão agradeceu principalmente aos amigos e familiares que o fizeram ser quem é e disse se sentir muito mais maranhense com a comenda recebida, ao mesmo tempo em que registrou, de forma muito emocionada, uma grande ausência, a do seu avô por parte de mãe, falecido recentemente. “Sinto muito a ausência de meu avô que tinha muito orgulho de mim. Esta homenagem que recebo só aumenta minha responsabilidade para com o Estado do Maranhão. Muito Obrigado a todos”, afirmou.