Com homenagens aos desportistas que construíram a história dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e premiações aos atletas que se destacaram na 40ª edição da maior competição esportiva estudantil do Maranhão, pilule a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou, drugs na noite dessa quarta-feira (3), a solenidade de encerramento dos JEMs 2012. A cerimônia ocorreu no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, e contou com as presenças do secretário Joaquim Haickel, dos adjuntos Alim Maluf Neto e Clineu Coelho, além de atletas, professores, presidentes de federações entre outras autoridades.
 
Em 2012, os JEMs completou quarenta anos de existência e teve, sem dúvida, a maior quantidade de atletas, escolas e municípios participantes dentre todas as edições anteriores. Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, a Sedel conseguiu cumprir seu objetivo de interiorizar o esporte em todo o Estado.
 
“A realização dos JEMs 2012 é a efetivação de um sonho que uniu o Maranhão através do esporte. A secretaria de Esporte e Lazer cumpri o seu papel de interiorização efetivamente. Estamos interiorizando as práticas e os exercícios esportivos. O lazer e o esporte estão chegando ao interior do Maranhão”, declarou o secretário.
 
Durante a solenidade de encerramento desta edição dos JEMs, as escolas campeãs no geral, tanto na categoria Infantil (de 12 a 14 anos) quanto na Infanto (de 15 a 17 anos), receberam seus respectivos troféus. Neste ano, os troféus receberam os nomes dos professores Cláudio Vaz dos Santos, o Alemão, e Antônio Maria Bezerra de Araújo, o Professor Dimas, ícones do desporto maranhense.
 
Na categoria Infantil, uma conquista inédita. Pela primeira vez em quarenta anos de JEMs, uma escola do interior do Estado levantou o troféu de campeão geral. A diretora do Colégio Dom Bosco (Imperatriz), Maria Carmem, recebeu das mãos do secretário Joaquim Haickel o troféu “Professor Dimas”.
 
“É um sentimento de vitória, de alegria e também de satisfação de ver que o esforço dos atletas do interior foi recompensado. Isso trouxe para nós uma grande alegria. É uma motivação para os próximos anos. Há um incentivo maior para nós investirmos ainda mais. Essa turma de profissionais do departamento de Educação Física são maravilhosos, são muito responsáveis e compromissados. Estamos muito felizes, disse a diretora.
 
Já na categoria Infanto, o troféu de campeão ficou com o Colégio Upaon-Açu. Ao todo, a escola da capital conquistou cinco troféus durante as disputas dos Jogos Escolares.

Homenagens
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) fez questão em homenagear personalidades do esporte maranhense assim como os melhores atletas dos JEMs em cada uma das 22 modalidades que integraram a competição este ano. Um por um, atletas do passado e do presente subiam ao palco para receber suas homenagens.

Os justos homenageados na festa do esporte escolar maranhense

 
“Eu me considero, neste momento, o homem muito feliz por isso tudo que eu pude fazer pelo esporte do Maranhão, da minha terra. A minha vida toda como profissional de educação física eu divulguei a importância da atividade física. Por isso, eu sou muito feliz e, principalmente, por ter recebido esta homenagem”, revelou um dos homenageados da noite, Professor Dimas.
 
Ex-atleta de basquete, José Miranda, o “Gafanhoto”, também se emocionou com a homenagem. “O sentimento neste momento é de um iniciador do desporto no Maranhão. Eu fico muito feliz porque eu sou atleta dentro do basquete a ser o primeiro atleta a fazer uma enterrada. O secretário Joaquim Haickel, a Sedel e o governo do Estado estão de parabéns”, disse. 
 
Se para quem ajudou a construir o esporte maranhense, a lembrança em forma de medalha pelo trabalho realizado ao longo dos anos é algo importante, para a nova geração de atletas, o reconhecimento da Sedel ficará guardado para sempre na memória.
 
“Esta homenagem representa muito esforço durante muito tempo. Eu e minha técnica viemos nos preparando intensamente para os JEMs e esta é uma forma de reconhecimento do atleta. Eu fico muito feliz e lisonjeada por ter recebido este prêmio”, declarou a jovem Gabriela Souza de Oliveira, destaque no taekwondo, categoria Infantil.

Clique aqui para ver a relação de todos os homenageados