A nova pesquisa ESCUTEC para a disputa da prefeitura de São Luís, order que está divulgada na edição de domingo (30), do jornal O Estado do Maranhão, consolida a realização do 2º turno entre os candidatos João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC).

A pesquisa aponta um empate técnico entre os dois primeiros colocados e “ambos” estão a 17% pontos do terceiro colocado, o petista e vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira.

Com relação a última pesquisa ESCUTEC, realizada no início de setembro, o tucano João Castelo passou de 30,6% para 32%. Edivaldo Holanda Junior também “cresceu”, pois saiu de 27,8% para 30%. Por sua vez o petista Washington Oliveira não conseguiu subir pelo menos um ponto, como os demais, já que saiu de 12,1% para 13%

Novamente a principal modificação foi a queda de Tadeu Palácio (PP). O ex-prefeito na última pesquisa, já em queda acentuada, apareceu com 9,3% na quarta colocação, mas na atual somou somente 4,2% e já está atrás de Eliziane Gama (PPS) que apareceu com 7,1%.


2º Turno – A pesquisa ESCUTEC também realizou a simulação do 2º turno e nessa, como em todas já realizadas, a vitória é tranquila de Edivaldo Holanda Júnior. Num eventual, mais próximo do que nunca, Edivaldo venceria João Castelo, pois teria 46,4% dos votos, contra 35,9% do tucano. Nesse cenário, 6,7% disseram votar em branco, ou nulo, enquanto 11% declararam não saber, ou não responderam a pergunta.

A pesquisa foi realizada em São Luís entre os dias 25 e 27 de setembro, ouvindo 800 pessoas e tendo uma margem de erro de 3%. O novo levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral dia 24 de setembro, sob o protocolo MA-313/2012.