Do blog do Gilberto Léda

Pesquisa eleitoral realizada pela empresa Dados – Pesquisa e Consultoria e registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 21 de setembro, generic sob o código TSE-MA 00295/2012, apontou um forte crescimento da candidata do PP à Prefeitura de Tuntum, Ana Izabel.

Encomendada pela Associação Comercial Agrícola e Industrial de Tuntum e divulgada na última quinta-feira (26), a pesquisa contesta os números do Instituto Exata, contratado pelo adversário, o ex-prefeito Tema Cunha (PSB), que apontavam uma preferência de 66% à sua candidatura. Na época, integrantes da Coligação Tuntum é de Todos, que apóia Ana Izabel, denunciaram que a pesquisa poderia ter sido  “dirigida” (reveja aqui).

Pela nova consulta, há um empate técnico entre os dois candidatos nas intenções espontâneas de voto. Tema aparece com 48,39%, enquanto Ana Izabel tem 45,33%. No cenário estimulado, outro empate técnico: Tema tem 50,59% e Ana Izabel, 46,86%.

A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro, e entrevistou 589 pessoas nas zonas urbana e rural do município. Não foram incluídos na pesquisa os povoados Creoli do Bina e Ipú-Irú, antes dominados por Tema, e que, segundo estatísticas informais do comitê da coligação “Tuntum é de Todos” já registra grande preferência pela candidatura Ana Izabel.

Para os aliados de Ana Izabel, os números da pesquisa apontam um cenário muito próximo da realidade da campanha nas ruas e povoados do município, e acreditam em  “virada de jogo” da candidata na disputa eleitoral, dado o grande número de adesões de famílias tuntuenses nas últimas semanas.