Nesta terça-feira (13), there o entrevistado da vez na Rádio Mirante AM foi o candidato do PSTU, clinic Marcos Silva. O socialista/comunista foi o penúltimo entrevistado na primeira rodada de entrevistas realizada pela emissora. O Blog faz agora um breve resumo sob alguns dos pontos destacados pelo candidato durante a sabatina.

PSOL

“A nossa candidatura e a nossa chapa, cheap é fruto de uma convergência socialista e a vinda de membros do PSOL para o PSTU reforçou o nosso quadro”.

“Em algumas cidades brasileiras temos aliança com o PSOL, mas aqui em São Luís ficou inviável, pois o PSOL foi tomado por um político carreirista e seria uma inconsequência realizar uma aliança dessa forma”.

Poder Econômico

“Historicamente as eleições têm sido decididas pelo poder econômico, mas particularmente acredito que São Luís já tem um campo de aproximadamente 40% que vota por outra motivação que não dependa de políticos”.

Câmara Municipal

“Nós fizemos uma chapa forte e com nomes da classe trabalhadora, com isso, temos esperança de termos representantes no nosso legislativo”.

Candidaturas

“Existe diferença entre algumas candidaturas no comportamento, mas na essência é a mesma”.

Flávio Dino

“O Flávio Dino é uma liderança que surgiu da Frente de Libertação. O nosso projeto é diferente, pois queremos unir a classe trabalhadora e não queremos financiamento do agronegócio, da Vale, enfim”.

CAEMA

“Temos que obrigar o Estado a atender e resolver a questão da água e do saneamento. Municipalizar essa questão não é o caminho, afinal o município sequer consegue resolver o problema do lixo”.

“Quem defende a terceirização da CAEMA ou uma parceria entre o público e o privado, na realidade defende que a população, que o contribuinte pague essa conta”.

“A maneira mais barata e mais eficiente é nacionalizar o saneamento básico”.

Auditoria

“Se a população decidir pela nossa gestão iremos realizar uma auditoria, pois desconfiamos que tem algo estranho”.

Racismo e Homofobia

“Temos posicionamento histórico que defende os direitos humanos, combatemos a opressão e, portanto somos contra o racismo e a homofobia”.

Propostas

“Teremos três desafios para a gestão pública – habitação, saneamento e mobilidade urbana. É impossível melhorar a condição de vida das pessoas sem pensar nisso”.

“Precisamos readequar a cidade para as pessoas e para os veículos, mas levando sempre em consideração as pessoas que tem mobilidade reduzida”.

“O melhor caminho é a estatização do sistema de transporte coletivo e iremos criar esse mecanismo. Além disso, criaremos um conselho popular de transporte para deferir a política de transporte”.

“Modificar o transporte rodoviário para o ferroviário é fundamental, mas fazer isso de maneira equilibrada e não fazermos politicagem”.

“Priorizar o atendimento as creches com uma universalização. Também dedicaremos atenção especial a educação infantil. Além disso, precisamos corrigir distorções históricas dos vencimentos dos professores, assim teremos uma Educação de qualidade”.

“A escola em tempo integral está sendo utilizada como falácia, pois não conseguem dar conta de como atualmente funciona, imagina em tempo integral”.

“Transformar a fundação de Cultura em secretaria de Cultura de São Luís”.

“Queremos acabar com as Emendas Parlamentares”.

“30% dos hospitais são públicos e isso é uma clara demonstração da privatização da Saúde. Iremos colocar o Programa Saúda da Família para realmente funcionar e construiremos um hospital de urgência e emergência, mas a localização tem que ser na área Itaqui-Bacanga”.

Finalizando

“O nosso partido é um partido maduro. Queremos e estamos na luta, esperamos que São Luís possa entender nosso recado. Agora basta! Nem Castelo, nem Sarney, agora é dezesseis”.