É claro que inicialmente o leitor vai perguntar mesmo se o vereador Umbelino Júnior é de São Luís ou de Turiaçu, pela ligação da família do edil com o interior, mas falamos disso depois, já que Umbelino não só é vereador da capital, mas como também presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de São Luís.

Umbelino resolveu, isoladamente, visitar o Hospital Socorrão II, uma unidade de saúde realmente problemática, pois atende pacientes de todos os demais municípios, principalmente onde os prefeitos desviam recursos públicos que deveriam ser investidos na Saúde. Entretanto, apesar dos problemas, é inegável que melhorou muito na gestão Edivaldo.

O curioso da tal visita de Umbelino, é que o vereador chegou ao Socorrão II, e inclusive postou foto, de máscara para evitar contaminação. Pelas informações obtidas pelo Blog, apesar das dificuldades normais e já conhecidas, o vereador não encontrou o caos que esperava na unidade de saúde.

Outra curiosidade é que na gestão da secretária Helena Duailibe a Comissão de Saúde parece não ter lembrado da existência do Socorrão II, mas agora, com a chegada de Lula Fylho ao comando da pasta, parece que as coisas mudaram. De qualquer forma, ganha a população com a fiscalização, desde que a realidade seja efetivamente retratada, sem a tradicional politicagem.

Também é interessante destacar o trabalho incansável que tem feito Lula Fylho à frente da Secretaria de Saúde e quem quiser acompanhar algumas dessas ações, basta segui-lo nas redes sociais, como nos exemplos abaixo.

Lula Fylho, que não precisa de máscara para ir as unidades de saúde, vai mesmo de cara limpa, tem tentado dar maior agilidade na burocracia, derrubar alguns entraves existentes e que atrapalham a celeridade da gestão.

Lula Fylho também tem se reunido com representantes do Sindicato de Medicamentos, assegurando que o diálogo e a transparência irão sempre prevalecer.

Sendo assim, é fundamental que se cobre sim ações de qualquer setor, principalmente da Saúde, mas também é importante ressaltar que o novo titular da pasta está a aproximadamente a 30 dias no cargo e fazendo o que sempre fez, trabalhando muito, gostem ou não alguns vereadores do gestor Lula Fylho.

Por fim, só para não dizer q não falei de Turiaçu. O Blog espera sinceramente que no caso do vereador Umbelino Júnior, não prevaleça a frase “filho de peixe, peixinho é”, afinal nesta semana o Ministério Público divulgou que está pedindo a indisponibilidade dos bens dos 15 envolvidos no desvio de verbas públicas do Município de Turiaçu por meio de licitações, contratos e pagamentos a empresas ilegais. O valor total dos danos causados aos cofres municipais, somente em 2016, foi de R$ 15.682.733,72.

Um dos envolvidos, segundo o MP (veja aqui), é justamente o prefeito de Turiaçu, Joaquim Umbelino Ribeiro, pai do vereador Umbelino Júnior.

Como disse o Blog anteriormente, se alguns prefeitos realmente utilizassem os recursos na Saúde como deveriam e não desviassem verbas públicas, muitos pacientes não precisariam sair do interior em busca dos hospitais de São Luís e a realidade do Socorrão II seria ainda melhor.