Depois do sucesso da obra do novo Retorno da Forquilha, que conseguiu acabar com um dos maiores congestionamentos do trânsito da capital, a gestão Edivaldo Júnior já viabiliza novas importantes obras de intervenções no trânsito de São Luís.

A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Grupo Educacional Pitágoras, vai executar novas intervenções no trânsito da capital que vão impactar na melhoria da mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas e pedestres. O acordo de Cooperação Técnica já foi firmado pelo prefeito Edivaldo, a gerente de Projetos, Daniela Simões Celebroni; o diretor geral da Faculdade Pitagóras-Maranhão, Joel Oliveira Gomes e o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

Com a parceria, serão executadas modificações no traçado geométrico, reestruturação viária e intervenções com a retirada de estruturas nas avenidas Guajajaras, Lourenço Vieira da Silva e Avenida 2, no são Cristóvão.

O prefeito Edivaldo destacou a importância de mais uma parceria firmada para resolver problemas de mobilidade na cidade. “Esta é a segunda intervenção que estamos realizando para melhorar a mobilidade no trânsito de São Luís, em parceria com o grupo Pitágoras. É mais uma obra de grande importância, que vai eliminar engarrafamentos em pontos antes considerados extremamente críticos na região do São Cristóvão. Em meio à crise econômica nacional e a queda de receitas que afetam as administrações municipais de todo o país, é importante buscar parcerias, a exemplo desta, para investimentos na cidade”, afirmou Edivaldo.

De acordo com o projeto, será retirada a rotatória que fica no cruzamento das avenidas Guajajaras com a Lourenço Vieira da Silva e será instalado um conjunto semafórico de dois tempos. O projeto inclui a construção de um retorno de quadra, nas proximidades do Banco do Brasil. A alteração do traçado nesse local vai transformar em mão única o trecho entre o Terminal de Integração do São Cristóvão à Avenida Guajajaras.

Com a obra, quem transita no sentido Guajajaras em direção aos bairros da região, passará a fazer o retorno de quadra, passando por trás do banco, depois cruzar a Avenida Guajajaras novamente e seguir pela Avenida 2 até a Cidade Operária e outros bairros da região. Sinalização horizontal nos percursos alterados também estão incluídas no projeto de mobilidade urbana.

A primeira parceria com o Grupo Educacional Pitagóras está em fase de conclusão e promove mudanças na Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre o trecho da rotatória à igreja da Cohab. Foram construídas duas alças de retorno na própria avenida, feito alargamento da faixa para receber o fluxo de veículos nos dois sentidos – Centro e Forquilha.

E desta forma a gestão Edivaldo demonstra que é possível, mesmo com pouco dinheiro, mas com muita criatividade, amenizar os problemas do dia a dia de qualquer grande cidade brasileira.