A prefeitura de Codó, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou as obras de ampliação da rede de distribuição de água na sede do município. A intervenção de engenharia hidráulica já foi iniciada e vai levar água de qualidade a milhares de codoenses. Nesta quinta-feira (25) o prefeito Nagib visitou as obras de colocação das adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) na Rua Projetada, Bairro São Pedro. Na ocasião, também estavam presentes o diretor do SAAE, Evimar Barbosa e vereadores.

“Tendo como foco a universalização do abastecimento de água do município de Codó, o prefeito Nagib determinou que o SAAE alugasse uma retroescavadeira para que sejam implantados cerca de cinco quilômetros de rede de distribuição de água por toda a cidade. Esta ação do SAAE visa a ampliação da rede de distribuição de água da sede do município, o que significa Mais Avanços e Mais Conquistas no saneamento básico municipal”, disse o diretor Evimar Barbosa.

Com cerca de cinco quilômetros de extensão, a primeira fase das obras, orçada em R$ 94.500,00 (Noventa e quatro mil e quinhentos reais) chegará aos bairros São Pedro, Santo Antônio, Nova Jerusalém e a região da Trizidela, beneficiando milhares de codoenses. “Melhorar o abastecimento e levar água com qualidade para as famílias é o objetivo do prefeito Nagib. Por isso fez questão de acompanhar in loco os serviços, acompanhado de vereadores e dos diretores do Saae”, comentou o vereador Leonel Filho.

Os moradores aprovaram a iniciativa do governo e retomaram as esperanças no fornecimento de água oferecido pelo SAAE. Seguindo o cronograma, o prefeito Nagib pretende garantir o fornecimento de água regular às famílias até o final do semestre. “Esta primeira fase do projeto já irá ampliar a rede de abastecimento em quatro grandes bairros, beneficiando milhares de pessoas. O SAAE está trabalhando em todas as frentes para dar os codoenses um serviço de qualidade e referência em nosso estado. Muito já realizamos, mas ainda há muito a fazer. A cidade cresceu, os bairros cresceram e temos que acompanhar a demanda de nosso povo”, afirmou o prefeito Nagib.

Além das obras da primeira fase de ampliação da rede de abastecimento, o SAAE de Codó ainda investe em outras frentes, como na recuperação das tampas dos Poços de Visita e na instalação de aparelhos modernos como Soft start, que permite a partida e desligamento suave das bombas, resultando na melhor proteção e preservação do equipamento, o aumento de sua vida útil e a redução do consumo de energia. O treinamento já foi passado por técnicos de São Luís aos eletricistas responsáveis e o Soft Start já foi colocado nas bombas dos poços P-8 e P-9, no bairro São Francisco.