aluisio

A retirada das carreiras policiais das regras sobre aposentadoria apresentadas pela Presidência da República, com a PEC da Previdência, foi o tema da audiência pública articulada pelo deputado federal Aluisio Mendes e que mobilizou entidades representativas das forças policiais e parlamentares em reunião em Brasilia, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Na ocasião, ficou acertado que o ministro Alexandre de Moraes levará ao presidente Michel Temer a proposta apresentada pelos parlamentares que retira todas as forças policiais da Proposta de Emenda à Constituição 287, como o que foi feito com as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e Polícias Militares. Até a próxima semana será apresentada uma posição oficial do Governo Federal.

O encontro tinha como objetivo viabilizar o diálogo entre os representantes das categorias policiais e o Executivo na busca de um consenso sobre o tema. O ministro da Justiça sinalizou que é favorável à retirada das polícias da PEC da Previdência, para que o assunto seja discutido em momento posterior. Ele assegurou que as categorias têm atividades assemelhadas e que não podem ter tratamentos diferentes.

“Minha impressão foi muito positiva. O ministro Alexandre de Moraes entendeu a ideia e será um defensor desta tese, por ser justa e pertinente”, disse Aluisio Mendes. De acordo com Mendes, mais de 30 entidades representativas das instituições policiais participaram da audiência e saíram muito otimistas com a posição do ministro, que defenderá a revisão da PEC.

Além de Aluisio Mendes, estiveram presentes os deputados federais João Campos, Fernando Francischini, Eduardo Bolsonaro, Ademir Camilo, Lincoln Portela e Laerte Bessa.