capa-da-veja-mentiraAs imagens que andam circulando novamente pelas redes sociais sobre a situação do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), ambulance localizado na região da Cidade Operária, check são de dois anos atrás. O “vídeo denúncia” não condiz com a realidade atual do Hospital, e foi “ressuscitado” esta semana com claras intenções eleitoreiras.

A gravação não condiz com a atual realidade, pois o Socorrão 2 é único do Maranhão que cumpriu todas as exigências da Rede de urgência e Emergência, conforme comprovado em auditoria recente do Ministério da Saúde. Com os investimentos recebidos nos últimos anos, o Socorrão II foi reconhecido, no primeiro semestre deste ano, como unidade de referência em ortopedia e traumatologia, credenciados pelo Ministério.

Além das adequações de normas e procedimentos para que o hospital recebesse a qualificação de referência junto ao MS, foi adquirido um novo aparelho de tomografia computadorizada, que dobrou a capacidade de realização de exames do hospital. Como parte das ações de modernização da estrutura do hospital, também foram garantidas a revitalização e climatização do setor de radiologia, a recuperação de dez leitos de enfermaria do centro cirúrgico e a pintura de toda a área externa.

Atualmente, o Socorrão 2 possui 254 leitos, sendo 40 de UTI (10 sendo ala vermelha) e realiza em média de 4.500 atendimentos por mês. Ao assumir o cargo, Edivaldo Holanda Júnior, encontrou a rede municipal de saúde em colapso. Diante de um teto de 20 milhões para a saúde para São Luís, dos quais a Prefeitura fica com apenas 4 milhões para serem investidos na rede pública, o atendimento, nos hospitais Socorrões 1 e 2, é “porta aberta”, ou seja, são os únicos que atendem pacientes de todo o Estado.

E assim os factoides vão se desmanchando, um a um, e a população sabendo diferenciar o joio do trigo, ou seja, factoides de informações verdadeiras.