edivaldo2Nesta quinta-feira (29), ask o instituto Data M, remedy o que mais acertou nas eleições municipais de 2012, view divulgou mais uma pesquisa sobre o cenário eleitoral na capital maranhense. Novamente o levantamento confirmou e reafirmou vitória de Edivaldo logo no 1º Turno das eleições 2016.

Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Edivaldo está com 48,0% de intenções de voto, Wellington do Curso com 21,3%, ou seja, a vantagem de Edivaldo é de 26 pontos.

Os demais candidatos não atingiram dois dígitos e na sequência aparecem assim: Eliziane Gama (PPS) com 6,2%, Eduardo Braide (PMN) com 3,5%, Fábio Câmara (PMDB) com 1,9%, Rose Sales (PMB) com 1,1%, Cláudia Durans (PSTU) com 0,8%, Valdeny Barros (PSOL) com 0,1% e Zé Luis Lago (PPL) não pontuou. 9,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 7,4% não sabem ou não responderam.

Levando em conta somente os votos válidos – sem os brancos e nulos, como será feito no dia da eleição —, Edivaldo lidera com 57,9% dos votos. O percentual seria mais do que suficiente para o pedetista ser reeleito ainda no primeiro turno. Wellington se mantém na segunda posição, com 25,7% das intenções de voto. Veja abaixo o gráfico.

data-m

2º Turno – Mesmo apontando vitória de Edivaldo no 1º Turno, o Data M fez o levantamento do cenário de 2º Turno. Numa eventual disputa entre o pedetista e Wellington do Curso, a vitória seria de Edivaldo por 54,9% contra 30,3%. Sendo que 12,1% não votariam em nenhum deles e 2,7% não sabem ou não responderam.

Outra vantagem de Edivaldo é que a maioria absoluta dos eleitores acreditam na sua vitória, ou seja, na sua reeleição. O Data M quis saber do eleitor, independente do seu voto, quem será o vitorioso nas eleições de 2016 em São Luís. Para 70,0% dos eleitores a vitória será de Edivaldo.

A pesquisa Data M, contratada pela TV Difusora e Sinduscon, foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 23 de setembro, sob o protocolo MA­06630/2016. O levantamento ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.