debatesUma decisão da Justiça Eleitoral pode inviabilizar os dois debates nas televisões Difusora e Mirante durante esta última semana de campanha eleitoral. O candidato do PMN, ampoule Eduardo Braide, conseguiu na justiça o direito de participar do debate da TV Difusora, previsto para a noite desta terça-feira (27), às 22h30.

A decisão foi do juiz eleitoral Eduardo Moreira, no plantão do TRE-MA na manhã de segunda-feira (26), mesmo depois de o juiz Adelvam Nascimento Pereira, da 2ª zona eleitoral da capital, haver negado o mesmo pedido no sábado (24).

O debate na TV Difusora aconteceria apenas com os quatro candidatos cujo partido/coligações que possuem nove representantes na Câmara Federal – Edivaldo Júnior (PDT), Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB) e Wellington do Curso (PP).

Entretanto, a decisão que favorece Eduardo Braide pode se estender aos demais candidatos que estão, nesse momento, fora do debate, ou seja, Zéluis Lago (PPL), Cláudia Durans (PSTU), Valdeny Barros (PSOL) e Rose Sales (PMB).

Vale destacar que a norma estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral obriga as emissoras a convidar apenas os candidatos cujo partidos políticos/coligações possuam a partir de nove parlamentares na Câmara Federal.

Já na TV Mirante o acordo feito com todos os candidatos é que apenas os quatro candidatos nessa situação possuem presença garantida no debate da próxima quinta-feira (29). Entretanto, aqueles que conseguirem atingir 5% das intenções de voto na pesquisa IBOPE, que será divulgada na quarta-feira (28), também teria o direito assegurado de participar do debate.

O problema é que um debate com nove candidatos ficará inviabilizado de ser realizado tanto pela TV Difusora quanto pela TV Mirante e por conta dessa decisão, os debates correm o risco de não serem realizados, o que seria uma pena para o eleitor da capital maranhense.

É aguardar e conferir.