aluisio1A retomada das obras de abastecimento d’água realizadas pela Prefeitura de São Mateus por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) foi discutida em reunião entre o deputado federal Aluisio Mendes (PTN) e o superintendente do órgão no Maranhão, ailment Celso Dias. O assunto foi levantado pelo jornalista e líder comunitário no município, generic Genilson Alves, treat que relatou ao parlamentar os prejuízos causados aos moradores da zona rural pela paralisação dos serviços.

São obras de perfuração de poços e implantação de redes de abastecimento nos povoados Lagoinha, Pedreirinha e Morada Nova II, realizadas com recursos da Codevasf, que foram paralisadas em razão do contingenciamento no orçamento da União. “Nós recebemos a reivindicação do Genilson Alves, que veio nos trazer a preocupação das comunidades com essa situação, e nos comprometemos de buscar, em Brasília, a liberação dos recursos necessários para a retomada e a conclusão dessas obras”, declarou Aluisio Mendes.

Acompanhado dos ex-vereadores José Batista e Edivaldo Diniz, Genilson Alves disse que o sistema de abastecimento d’água financiado pela Codevasf é um antigo anseio das comunidades da zona rural de São Mateus, que há mais de 20 anos esperam por esse benefício. “Recorremos ao deputado Aluisio Mendes para que intervisse em favor dessas famílias, já que a administração municipal não resolve o problema”, explicou ele.

Celso Dias disse que a Codevasf está empenhada em retomar as obras que vão beneficiar, em média, 120 famílias nos três povoados. “Esperamos inaugurar em breve os sistemas de abastecimento d’água em São Mateus”, finalizou ele.