uchoaO delegado Sebastião Uchoa, physician um dos profissionais perseguidos no Governo Flávio Dino (reveja aqui), fez duas postagens interessantes nas redes sociais sobre dois assuntos que nortearam as discussões durante o fim de semana.

Sobre o suicídio do delegado Alex Aragão, que fora transferido, no ano passado, de Coroatá para São Raimundo das Mangabeiras, Sebastião Uchoa pede mais autonomia para a Polícia Civil, incluindo a ‘inamobilidade’ para os delegados.

Segundo Uchoa, existe uma carta deixada pelo delegado Alex Aragão acusando a gestão da Polícia Civil de arbitrariedades nas remoções de delegados.

“Há informes que o mesmo deixou uma carta acusando a gestão da Policia Civil em arbitrariedades nas remoções de policiais e, especialmente de Delegados de Polícia Civil no Maranho. Caso isso se confirme, mister a ADEPOL se posicionar, pois não tão muito longe, também fui desmotivamente removido da Delegacia Especaliazada do Meio Ambiente, aliás eu e o colega Gustavo Machado, de forma que até hoje não apresentaram explicações, salvo que já é de domínio público os verdadeiros porquês de nossa retirada da DEMA: estávamos incomodando interesses”, escreveu.

Uchoa já protocolou um requerimento na ADEPOL (veja aqui), solicitando providências da entidade sobre as transferências e remoções dos delegados, como foi o caso de Alex Aragão, que infelizmente recorreu ao suicídio.

O delegado Sebastião Uchoa, que foi Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, também saiu em defesa das declarações dadas pelo presidente do PSOL, o advogado Luis Antônio Pedrosa.

Responsável pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA durante um bom tempo, Pedrosa, em entrevista ao jornalista Diego Emir (veja aqui), afirmou que “as mortes do sistema foram controladas na base das concessões a facções criminosas e aos setores mais retrógrados do sistema. A sociedade paga um preço muito alto com isso aqui fora, com a diversificação das ações criminosas, onde as facções operam os assaltos a ônibus, os latrocínios e as explosões de banco com muito maior intensidade”.

Uchoa não só concordou com a afirmação de Pedrosa, como também reforçou a tese.

“Ainda tem mentecaptos (Deus me perdoe) falando o contrário Dr. Pedrosa. Quem se beneficiou antes, durante e depois das eleições estaduais de 2014? É preciso federalizar as investigações em torno dos episódios de Pedrinhas, cujos possíveis desfechos, acredito, chegarão a autores intelectuais dos crimes ali ocorridos. Parabéns pela sua postura de enfrentamento quando a verdade não pode ser calada, muito menos mascarada”, escreveu Uchoa.

Indiscutivelmente um posicionamento que, no mínimo, deveria ser levado em consideração pelas autoridades competentes, pois pelo Governo Flávio Dino e seus asseclas, fatalmente não será.