edivaldoO prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, sickness na manhã de hoje, medicine a obra de reestruturação do novo Hospital da Criança da capital. A etapa da concretagem de mil metros quadrados da laje que dará sustentação ao primeiro piso do hospital, foi concluída. “Nossa meta é concluirmos integralmente a obra até março do próximo ano, para que a população infantil usufrua dos muitos benefícios que a nova unidade vai oferecer”, garantiu o secretário, disse Antônio Araújo, secretário de Obras e Serviços Públicos.

O Hospital da Criança – que atualmente possui uma média de atendimento de 52,4 mil procedimentos e 3 mil internações por mês – recebeu investimentos de cerca de R$ 14 milhões para a reforma e ampliação da unidade, deste valor 10 milhões são por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em ato ocorrido em outubro passado.

Conforme pontuou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, durante a visita ao canteiro de obras do hospital, o investimento vai influenciar diretamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à saúde infantil não apenas da capital São Luís, como também do Maranhão como um todo. “O novo Hospital da Criança, fruto dessa junção de esforços entre a Prefeitura e o governo do Estado, está sendo projetado com perfil de grande unidade regional, para ampliar o atendimento não apenas às crianças da capital, mas para ter capacidade de resolutividade ao atendimento de demandas oriundas também do interior do Estado”, frisou Marcos Pacheco.

edivaldo 2De acordo com o projeto, o Hospital da Criança passará a ter quatro andares. Contará com mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai ganhar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, além de serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, com os novos serviços que passarão a ser ofertados no hospital, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades, da forma como é feito hoje com algumas especialidades. “Além de prestamos um atendimento mais humanizado e melhor aparelhado, o novo Hospital da Criança vai atender aos pacientes infantis na sua integralidade, proporcionando resolutividade à maioria dos casos que receber”, concluiu a secretária.

Participaram ainda da vistoria técnica a primeira-dama e coordenadora-geral do programa “Todos por São Luís”, Camila Holanda e o secretário municipal Batista Matos (Comunicação).