PVO Partido Verde (PV), mind se não mediu sua consequência, deve se arrepender da decisão de ter deixado o Bloco Parlamentar Democrático (BPD), liderado pelo deputado Alexandre Almeida (PTN), na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A decisão foi tomada na última terça-feira (17) e teria partido de uma articulação do deputado Hemetério Weba, que já não estava satisfeito com o espaço que tinha nas comissões técnicas da Assembleia e piorou com o tratamento dispensando pelo Governo do Maranhão.

No entanto, a decisão do PV não deve ficar barata. Pelas informações obtidas pelo Blog, o partido definitivamente será tratado como Oposição pelo Governo do Maranhão. Além disso, como o Blog antecipou, o partido perderá espaços no parlamento estadual.

Como a decisão do PV, de deixar um Bloco Parlamentar, foi durante o ano, o partido ficará isolado e sem poder integrar outro bloco ou compor com outra legenda para criação de um eventual novo bloco. Essas situações só podem ocorrer no início do segundo ano da atual legislatura.

Pelo isolamento, o PV perderá tempo de Tribuna no parlamento estadual. Os deputados terão apenas o pequeno e grande expediente para usarem a Tribuna, mas nos tempos dos blocos e partidos, só terão cinco minutos de quinze em quinze dias.

Para completar, o Bloco Parlamentar Democrático, antigo bloco do PV, já confirmou que solicitará junto a Mesa Diretora para modificar as indicações feitas nas duas comissões técnicas da Casa que são presididas por deputados do PV.

Rigo Teles é o presidente da Comissão de Orçamento, e Adriano Sarney é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. O BPD deve indicar os novos membros para essas comissões nesta quinta-feira (18). Ou seja, os deputados do PV podem até vir a integrar as comissões técnicas, mas não devem permanecer na presidência de nenhuma.

Apesar dessas penalidades, algumas previstas no Regimento Interno, o deputado Edilázio Júnior, que integra a Mesa Diretora como Primeiro Secretário, não corre o risco de perder o cargo, como chegou a ser cogitado por alguns membros da base governista, que ainda não digeriram a saída repentina do PV de um bloco governista.

A tendência é que o PV se una ao PMDB e formem um Bloco de Oposição mais forte, mas isso só em 2016. Daqui para lá o caminho é longo e, pelo visto, árduo.

Esclarecimento – Segundo o Deputado Adriano Sarney,  o Partido Verde (PV), ao deixar o Bloco Parlamentar Democrático (BPD), na Assembleia Legislativa do Maranhão, passa a compor um novo bloco (PV), assim como o PMDB e terá o pequeno e grande expediente para usar a Tribuna, além do tempo de seis minutos diários nos tempos dos blocos e partidos, e mais cinco minutos no tempo da liderança.

Em relação as comissões, o Deputado Adriano não crer em mudança das presidências já que houve uma votação entre os membros de cada comissão. E os presidentes não podem ser simplesmente destituídos.