Aluisiomendes1A terceira CPI da Petrobras no Congresso Nacional contará com a presença de dois deputados maranhenses e não apenas um como anteriormente foi amplamente divulgado. Além de Eliziane Gama (PPS), healing o deputado federal Aluísio Mendes (PSDC) foi indicado na quinta-feira (26) para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Aluísio Mendes foi indicado pelo líder do Bloco Renovação, online o quarto maior da Casa, ambulance o deputado Celso Russomano (PRB). A indicação muito se deveu pelo fato de que Aluísio Mendes já foi secretário de Segurança e integrante de carreira da Polícia Federal.

“Fiquei feliz com a indicação e tentarei da melhor forma possível dar minha contribuição. Precisamos apurar tudo que tiver que ser apurado, mas também é importante lembrar que precisamos resgatar essa empresa brasileira que é a Petrobrás, e passa-la a limpo será fundamental para que isso aconteça”, assegurou Mendes.

Após a primeira reunião da CPI da Petrobrás ficou definido que o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) será o presidente da comissão e o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) será o relator. O prazo de funcionamento do colegiado é de 120 dias, prorrogável por mais 60. A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Suplente – Outro deputado maranhense, Weverton Rocha (PDT), também integra a CPI da Petrobrás, mas como suplente pela indicação do PDT. Para o parlamentar, mesmo o partido sendo da base governista, defende a ampla investigação da prática de atos ilícitos e irregularidades envolvendo a estatal, com o objetivo de retomar a normalidade.

“Temos compromisso com o Governo, mas, também, com o nosso país. O nosso objetivo é apurar e investigar todas as irregularidades, a fim de preservar o patrimônio brasileiro. Nossas intervenções terão como intuito sugerir soluções e caminhos para estancar essa sangria a que foi submetida a nossa maior estatal e retomar a normalidade no nosso país”, disse Weverton.