geraldo1

Seguindo a política de governo estabelecida pelo prefeito Edivaldo, seek a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conclui a formação de 227 professores, cialis e integrantes da comunidade em geral, em cursos direcionados à Educação Especial. Foram ministrados os cursos de Braille, Libras, Soroban, Educação Especial em Contexto, e a especialização Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Todos os participantes receberam o certificado de conclusão dos cursos. O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, acompanhou a solenidade de diplomação realizada no Teatro Municipal de São Luís. O titular da Semed ressaltou que as salas de recursos das escolas da rede municipal, com a contratação de intérpretes e cuidadores, são uma das prioridades assumidas pela secretaria.

“Uma das políticas da gestão do prefeito Edivaldo é garantir uma educação totalmente inclusiva. Essa é uma orientação concreta, e a ampla oferta de cursos nessa área é uma das traduções dessa determinação. Nesse sentido, tivemos um ano muito rico, com grande aproveitamento”, destacou Geraldo Castro Sobrinho.

Para a presidente da Associação de Surdos do Maranhão, Lídia Arouche, a formação básica em Libras é um passo importante para a rede municipal de ensino. “Todos vocês estão de parabéns por terem se empenhando até o final. Continuem aprendendo cada vez mais e não abandonem os cursos”, pediu a presidente, que agradeceu à Prefeitura de São Luís pela oferta de formações na área.

A professora Leandra Luiza Gomes de Menezes, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Salomão Fiquene, foi uma das certificadas pela conclusão do curso de Libras. Ela disse que os conhecimentos obtidos na formação vão ajudar a ser uma profissional ainda mais qualificada para o mercado de trabalho.

“Fiz uma especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tenho procurado me adaptar às necessidades das pessoas com deficiência. A nossa sociedade não é inclusiva e a gente precisa caminhar nesse sentido. Por isso, estou buscando me aperfeiçoar, não só em Libras, mas também em Deficiência Visual, para proporcionar um maior e melhor aprendizado para as pessoas com deficiência”, explicou a professora.