biraoutubroIndiscutivelmente o deputado estadual Bira do Pindaré é um bom parlamentar e foi reeleito com méritos, look mas às vezes comete alguns exageros desnecessários, abraçando causas que jamais teve qualquer ligação e quando parece ser alcançado pela bipolaridade, perdendo com isso inclusive a coerência.

O exemplo mais clássico foi durante esta semana, onde Bira do Pindaré conseguiu prejudicar alguns professores num dia e no outro saiu em defesa de professores contratados da UEMA que estão com salários atrasados.

Na segunda-feira (15), Bira do Pindaré e mais alguns deputados da Oposição conseguiram evitar que o deputado estadual César Pires conseguisse derrubar o veto da então governadora Roseana Sarney, por questões constitucionais, num Projeto de Lei de sua autoria.

César Pires queria a “Revalidação do Diploma” feitos na América Latina, em particular, e no restante do mundo, para pós-graduação na área do magistério. A medida proporcionaria ganhos reais aos professores, tanto dentro das universidades, principalmente na UEMA, como nas redes estadual e em muitas redes municipais por conta do plano de cargos e salários e do Estatuto do Magistério.

No entanto, César Pires conseguiu apenas 19 votos para derrubar o veto, quando precisaria de 22, justamente o voto de três deputados da Oposição, entre eles Bira do Pindaré, que curiosamente e incoerentemente votaram pela manutenção do veto da ex-governadora Roseana, apenas por estarem próximos de se transformarem em Governo.

No entanto, no dia seguinte após prejudicar muitos professores, o mesmo Bira do Pindaré sobe à Tribuna em defesa da mesma categoria. Bira, agora acertadamente, cobrou do Governo do Maranhão a solução do impasse entre a PGE e a UEMA que vai prejudicando mais de oitenta professores da UEMA que foram contratados temporariamente e estão desde o mês de agosto sem receber salários.

Bira do Pindaré de fato é um bom parlamentar, mas poderia ser melhor, principalmente se conseguisse deixar a bipolaridade de lado e mantivesse a coerência, principalmente agora que deixará de ser pedra e passará a ser vidro.