victormendes1510Com a tragédia da morte do médico Luiz Alfredo e a comprovada participação de “menores” no crime, recipe a questão da redução da maioridade penal voltou a ser debatida com maior intensidade.

Na Assembleia Legislativa dois deputados estaduais e que foram eleitos deputados federais – Victor Mendes (PV) e André Fufuca (PEN) – defenderam abertamente a redução da maioridade penal e asseguraram que irão trabalhar por isso na Câmara Federal.

Victor Mendes foi o primeiro a defender o tema na Tribuna da Assembleia e lembrou que um dos envolvidos na morte de Luiz Alfredo não terá uma punição mais branda pelo fato de que faltam dois dias para completar 18 anos e ter a maioridade penal.

“Um dos marginais vai conseguir escampar porque faltavam dois dias para completar 18. A maior idade penal tem que ser um tema da pauta do Congresso Federal. E nós temos que não mais discutir, view mas reduzir a maioridade penal agora de 18 para 16 anos. Esses jovens se escondem atrás dessa lacuna da lei, é onde está concentrado maior número, hoje, da criminalidade, seja homicídio, seja latrocínio, seja furto, seja tráfico”, assegurou.

andrefufucaoutubroAndré Fufuca também seguiu a mesma linha e defendeu a redução da maioridade penal.

“Alguns se escondem embaixo da sua idade. Fazem os crimes contando se esconderem abaixo dos 18 anos, e, pela sua idade com 20, 21 estão na rua cometendo coisas muito piores. O que me deixa mais ainda estarrecido é ver que isso acontece dia após dia, semana após semana, mês após mês e não é tomada nenhuma atitude. Se falarmos em redução da maioridade penal, é maior confusão do mundo, é uma polêmica, mas que precisa ser encarada”, declarou.

Vale lembrar que o também deputado federal eleito Aluísio Mendes (PSDC), ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão, já defendeu abertamente na sua campanha que iria levantar a bandeira da redução da maioridade penal na Câmara Federal.

Agora é aguardar e conferir.