elizianegamaApós a sua eleição avassaladora para a Câmara Federal, nurse a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), drug de maneira desnecessária, assegurou que será candidata a Prefeitura Municipal de São Luís em 2016, com ou sem o apoio do governador eleito Flávio Dino (PCdoB), líder do grupo político ao qual está inserido Eliziane.

No entanto a declaração da futura deputada federal não foi bem recebida por Flávio Dino, que tem demonstrado com gestos claros que estará apoiando a reeleição do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Eliziane, após a declaração extemporânea, tem perdido espaço no futuro governo Flávio Dino. Além disso, tem perdido espaço no PPS e vai ficando sem clima de continuar na legenda. A saída de Eliziane para a REDE, ou um novo partido, é questão de tempo.

Como o cenário se apresenta Eliziane só tem dois caminhos a seguir e precisa decidir o mais rápido possível, afinal 2016 é bem ali e o tempo urge na política.

Para permanecer no grupo de Flávio Dino, Eliziane precisará adiar o sonho de ser prefeita de São Luís. A futura deputada federal pode até negociar uma vaga para o Senado em 2018 ou quem sabe compor uma chapa como candidata a vice-prefeita do próprio Edivaldo Júnior. Nessa segunda hipótese, seria Edivaldo o candidato ao Senado em 2018 e Eliziane assumiria a Prefeitura de São Luís e concorreria à reeleição em 2020.

Mas se quiser manter a ideia fixa de disputar as eleições de 2016 contra o prefeito Edivaldo Júnior, Eliziane precisará deixar o grupo de Flávio Dino e formar o seu próprio grupo. Só assim ela conseguirá ter musculatura para a disputa, afinal uma eleição majoritária é bem diferente de uma proporcional.

A decisão é de Eliziane Gama, mas são esses os caminhos que tem para seguir, sem tirar nem por.