pfA estranha abordagem realizada pela Polícia Federal na noite de quarta-feira (24), ed no avião que conduziria os candidatos peemedebista Lobão Filho (Governo do Maranhão) e Gastão Vieira (Senado), além de ter repercutido nacionalmente tem uma curiosa coincidência.

Segundo apurou o jornalista Marco D`Eça (veja aqui), a abordagem da PF foi comandada pelo delegado Paulo de Tarso, pelo menos foi assim que ele teria se identificado ao senador Lobão Filho.

A estranha coincidência é que o delegado Paulo de Tarso Cruz Viana Júnior, é filho do ex-prefeito da cidade de Sítio Novo, Paulo Cruz. O ex-prefeito é aliado do também candidato e opositor de Lobão Filho, Flávio Dino (PCdoB). Paulo Cruz participou até mesmo da inauguração do comitê do candidato comunista (veja aqui e aqui).

É claro que uma coisa pode não ter nada haver com a outra, mas que é inegável essa estranha e curiosa coincidência, isso é, principalmente numa operação que sequer foi oficialmente confirmada pela Polícia Federal.

Repercussão – Depois da Nota emitida pelo presidente nacional do PMDB, o vice-presidente da República Michel Temer, o episódio ganhou notoriedade na imprensa nacional.

“Temer acusa Polícia Federal de intimidar comitiva do filho do ministro Lobão”, afirmou o Globo (veja aqui).

“Temer acusa PF de intimidar filho do ministro Lobão no Maranhão”, destaque na Folha (aqui)

“Temer diz ser inadmissível instrumentalizar PF para atingir candidaturas”, manchete do Estadão (leia aqui).

“Michel Temer repudia ação da PF contra comitiva de Lobão Filho”, destaque do Diário de Pernambuco (veja).

Pelo visto a ação que não deu em nada, além de ter parecido desastrosa, deve ainda render muita dor de cabeça ao delegado Paulo de Tarso, que deverá ter muito o que explicar, inclusive a curiosa coincidência.

Em tempo: o presidente do Senado, Renan Calheiros, também emitiu Nota lamentando e reprovando o episódio (veja aqui)