lobaoeroseana2

O senador Lobão Filho (PMDB), viagra candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”, drug conseguiu um feito extraordinário para um candidato a governador que nunca havia disputado uma eleição antes: em menos de 30 dias de campanha, diagnosis alcançou nada menos que 31% das intenções de voto, segundo os dados da pesquisa Econométrica, divulgados ontem pelo jornal O Imparcial.

Levando-se em consideração a margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais, significa dizer que Lobão Filho está hoje com índices de intenção de votos entre 27% e 34% dos votos. Este patamar está próximo daquele que os analistas apontavam como fundamental para que o candidato do PMDB pudesse sonhar com a virada no primeiro turno das eleições, algo em torno de 35%.

E os mesmos analistas apontam que, para consolidar a vitória, dois fatores são fundamentais: o envolvimento do grupo com a campanha e a participação efetiva da governadora Roseana Sarney (PMDB), a eleitora número 1 do estado. Lobão Filho fez a sua parte, saindo do zero para um patamar de quase 35%, baseado apenas em seu carisma pessoal e na força da grife Lobão.

Desde que se apresentou como candidato, em abril, passaram-se quatro meses. E neste período, ele registrou índices sempre crescentes, chegando ao patamar superior a 1/3 do eleitorado maranhense.

Agora é a vez de Roseana entrar no jogo para consolidar estes índices. E foi isso que ela fez no fim de semana, ao estrear na campanha no interior, alo lado do candidato, em Santa Inês. A empolgação do discurso de Roseana entusiasmou a todos, lembrando o seus áureos tempos, em que falava com convicção do seus projetos, que podem ser medidos na prática, em todas as regiões do estado.

É com a força do carisma e do serviço prestado por Roseana que lobão Filho aposta agora no seu próprio carisma pessoal para virar o jogo – ou pleno mesmo se aproximar disso – antes mesmo da propaganda eleitoral. E os eleitores – e, sobretudo, seus adversários – já viram do que ele é capaz nestes primeiros meses de campanha.

Quem acompanhou a participação da governadora Roseana Sarney, sábado, em Santa Inês, disse ter revivido os velhos tempos de campanha dela própria. – Roseana estava reluzente, com o tom certo de cada palavra; eu diria brilhante – relatou o petista José Antonio Heluy, ex-secretário de Trabalho e Economia Solidária. O discurso de Roseana empolgou tato que deixou o candidato Lobão Filho em estado de graça, convicto da virada ainda no primeiro turno. (Coluna Estado Maior)