pedagogia

O método da pedagogia da alternância que surgiu na França em 1935 e no Brasil em 1960 foi debatido no Maranhão durante uma audiência pública com a temática “A Sustentabilidade dos CEFFA’s”, ed promovida pela Assembleia Legislativa, pill nesta quarta-feira (23), através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A audiência pública foi objeto de pleito do deputado Zé Carlos (PT), sendo fruto da articulação das lideranças da educação no campo do Maranhão ligadas ao movimento dos Centros Familiares de Formação por Alternância – CEFFA’s, liderados pela União das Associações das Escolas Familias Agrícolas do Maranhão – UAEFAMA e Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Maranhão – ARCAFAR – MA.

De acordo com o deputado Zé Carlos, o primeiro propósito da reunião é simplesmente sensibilizar, trazendo os autores envolvidos com a causa para uma troca de experiência. Já em um segundo momento a pretensão é utilizar essas experiências compartilhadas para tornar a pedagogia da alternância um modelo oficial de ensino e aprendizado para a área rural. “Para isso, ao fim do seminário entrarei com um projeto de lei em regime de urgência, que tenho certeza que será aprovado por unanimidade nesta Casa e sancionado pela governadora. Estamos aqui para isso, é aqui, neste momento que iremos determinar nossos direitos para que eles sejam aplicado dentro dessa lei, sem falhas, até porque para um progresso mais rápido no nosso Estado é necessário investir na educação” , enfatizou.

Assim como os demais membros que compuseram a mesa do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, aproveitou o seu pronunciamento para ressaltar a iniciativa do seu par Zé Carlos em promover o evento que tem como objetivo principal fortalecer a valorização da educação no campo.

“Gostaria de fazer referencia ao trabalho do deputado Zé Carlos que de forma eficiente tem procurado coordenar eventos como esse. Preciso agradecer a todos que vieram trazer suas experiências, sejam amigos de outros estados brasileiros ou a comitiva de representantes franceses, que viera aqui também trazer sua contribuição. A Assembleia estará sempre de portas abertas para momentos de enriquecimento como este”, declarou.

O evento reuniu autoridades, agricultores, pesquisadores, acadêmicos, monitores, coordenadores pedagógicos, criando um espaço permanente para discussões, reflexões, estudos e trocas de experiências sobre a Pedagogia de Alternância. Entre eles, participaram Marco Antônio, da ARCAFAR-SUL (Associação de Casas e Famílias Rurais do Sul do Brasil); Joel Duarte, da MEPES –ES e UNEFAB ( União Nacional das Escolas Familiares Agrícolas do Brasil); Maria da Aparecida Geffer, presidente da ARCAFA-SUL e Instituto CEFFAS; Simone Almeida, secretaria da FETAEMA; João Batista Begnami, consultor de formação MDA; Maria José Morais, da CONTAG; Agnaldo Patrício ( ARCAFAS); Patrício Gulherme, assessor pedagógico do CEFFAS – PI; Antônia das Graças, presidente da ARCAFA Nordeste-Norte do Brasil; José Emanoel Sousa, presidente da UAEFAMA; Edson Marques, do MEC.

A audiência também contou com a presença de uma delegação francesa da Fédération Départamentale dês MFR de L’Isére e da Asociacíon Internacional de los Movimentos Familiares de Formação Rural, instituições que representam a formação por alternância da França. Entre eles, Marie Elisabeth, presidente da MFR de Isere na França; Alain Merlin, coordenadora do CFR; Marcel Teste, presidente do CFR; Marlene Rondeau, coordenadora da CFR.

Para dar inicio a programação, a francesa Marie Elizabeth, presidente da Federação da MFR de Isère, compartilhou com os participantes da audiência suas experiências de sucesso das Casas Familiares Rurais da França, falando de sua vivência. “Eu acho que a gente não pode tomar as casas familiares da frança e fazer exatamente a mesma coisa aqui. Não é que nós achamos. Temos culturas diferentes. é preciso que os brasileiros façam o que eles acham e o eu desejam. A gente fala só da nossa experiência depois a gente espera que isso possa servir pra todo mundo. Sou convencida da importância de toda essa mobilização, buscando o sucesso dos jovens por meio de educação”, relatou.

Dando continuidade os trabalhos, a audiência ainda seguiu programação com o PAINEL I, coordenado pelo representante da EFA’s Piauí, João Emílio, que teve como tema a ‘Vivência de Experiencias da Pedagogia da Alternância nos CEFFA’S Do Maranhão’. Depois foi a vez da Secretaria Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, Simone Almeida, coordenar o PAINEL II, com o tema ‘Avanços e Desafios do Movimento CEFFA’s no Brasil. E, para finalizar o PAINEL III, coordenado pelo próprio deputado Zé Carlos apresentou o tema ‘Entidades Parceiras’.