assembleia1Desde a surpreendente eleição de Arnaldo Melo (PMDB) para a presidência do parlamento maranhense em 2010, story quando Melo acabou ‘tomando’ uma eleição praticamente já assegurada de Ricardo Murad (PMDB), que os atuais deputados estaduais davam mostras que essa seria uma Assembleia Legislativa com força no cenário político.

De lá para cá a força dessa Assembleia foi sendo confirmada, como na reeleição do próprio Arnaldo Melo. A movimentação do parlamento maranhense foi determinante para a mudança de candidatura do PMDB ao Governo do Maranhão, onde saiu Luís Fernando Silva e chegou Lobão Filho.

Isso sem falar que na atual legislatura, dois deputados estaduais, Arnaldo Melo e Marcos Caldas (PRP), assumiram o Governo do Maranhão.

Agora a Assembleia está prestes a mais uma vez demonstrar sua força política, afinal a maioria dos parlamentares já fecharam questão em torno do nome de Arnaldo Melo para o Senado Federal e, ao que tudo indica, tal indicação deve prevalecer na cúpula peemedebista e o parlamento maranhense participará ativamente da definição da chapa majoritária.

Além disso, dos atuais 42 parlamentares, seis não irão disputar a reeleição em busca de voos mais altos e todos com boas chances de conseguirem seus objetivos nas eleições de outubro deste ano.

Victor Mendes (PV), André Fufuca (PEN), Zé Carlos (PT) e Rubens Junior (PCdoB) irão disputar a eleição para deputado federal e todos com chances reais de conseguirem chegar à Câmara Federal.

Já Arnaldo Melo deverá ser candidato ao Senado e com a possibilidade de mais de uma candidatura para senador pela Oposição, Melo vê suas chances aumentarem ainda mais na disputa.

A sexta parlamentar é a indecisa Eliziane Gama (PPS), que ainda mantém sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, mas já sinaliza com uma candidatura ao Senado ou mesmo para a Câmara Federal.

Indiscutivelmente essa foi uma Assembleia diferente e que soube mostrar sua força política na hora em que foi preciso e todos aqueles que duvidaram dessa força, direta ou indiretamente, pagaram um preço alto pela aposta equivocada.