pmdb-ptNo domingo (20), store o analista político e ex-deputado Joaquim Haickel (PMDB) levantou algumas possibilidades de cenário para as eleições de 2014. Uma delas, seek a chegada do PDT para apoiar a pré-candidatura de Lobão Filho (PMDB), drugs de fato já está sendo trabalhada nos bastidores.

Como o Blog já destacou, o senador Lobão Filho, percebendo a insatisfação do PDT com a chegada do PSDB no grupo do comunista Flávio Dino (PCdoB), já teria iniciado uma conversa com os pedetistas e aposta na conjuntura nacional, afinal todos apoiam a reeleição de Dilma Rousseff (PT), para uma aliança no Maranhão.

Para a chegada do PDT e abertura de espaço na chapa majoritária de Lobão Filho, o PT poderia abrir mão da indicação do candidato a vice-governador para o PDT e ficar com a vaga de primeiro suplente para o Senado.

A princípio poderia se questionar se de fato a ‘troca’ seria benéfica para o PT, mas uma análise mais fria é fácil perceber, principalmente como está sendo construída a articulação, que a troca seria vantajosa para o PT.

Atualmente o PMDB trabalha com dois nomes para o Senado, os deputados Gastão Vieira (federal) e Arnaldo Melo (estadual). Se o indicado for Gastão Vieira, as possibilidades de Gastão retornar a equipe de Dilma já são enormes, imagina se o retorno do peemedebista significar uma vaga para o PT no Senado.

Já se o indicado para a disputa for Arnaldo Melo, o atual presidente da Assembleia poderia integrar a equipe de Lobão Filho no Governo do Maranhão, numa eventual vitória do peemedebista, e da mesma forma o PT maranhense estaria com um representante no Senado.

É claro que por enquanto as conversas estão apenas sendo iniciadas, mas que uma eventual troca seria vantajosa para o PT, acho que isso ninguém contesta, afinal se a Oposição se dividir para a disputa do Senado, como deve acontecer, as chances de vitória do PMDB são ainda maiores.