golInfelizmente são constantes as notícias de atrasos de voos em praticamente todos os aeroportos do Brasil e no Maranhão não tem sido diferente. Só nesse mês de dezembro tivemos registros de atrasos de voos da TAM e GOL na cidade de Imperatriz e outro em São Luís.

Os atrasos aumentam nos períodos de férias, troche alta estação, devido ao acréscimo do número de voos diários em todo o Brasil. O que poucas pessoas sabem é que estes atrasos devem gerar indenizações financeiras aos passageiros que forem prejudicados pelo atraso.

No início desse mês, uma passageira da GOL, de iniciais JPSC, acabou ganhando na justiça maranhense uma indenização de R$ 8 mil por danos morais. A cliente da empresa aérea comprou uma passagem de São Luis para Recife com uma escala de três horas em Belém, mas o voo só decolou para Recife após 10 horas e no período de espera só foi oferecido para a cliente um “voucher” como café da manhã que poderia ser utilizado no Bob’s.

A passageira da GOL foi representada na justiça pelo advogado Márcio Almeida, que também é professor do CEUMA de Direito do Consumidor. O Blog entrou em contato com o advogado Márcio Almeida que salientou o fato de poucas pessoas recorrerem a justiça contra esse tipo de situação, infelizmente ainda constante nos aeroportos brasileiros.

“Infelizmente poucas pessoas acionam a justiça quando sofrem esse tipo de constrangimento. O ideal seriam mais ações e decisões como essas, pois talvez só assim algumas empresas aéreas respeitassem mais seus clientes e consumidores”, afirmou Márcio Almeida.

A decisão foi proferida pelo juiz Osmar Gomes Filho, mas a empresa recorreu e a Turma Recursal julgará ainda no primeiro semestre de 2014. De qualquer forma, fica a dica para as pessoas que irão sofrer com os constantes atrasos das companhias aéreas brasileiras.