Blog do Jorge Aragão | Debatendo a Educação em alto nível

Debatendo a Educação em alto nível

pedroap

Os dois principais gestores de Educação do Estado, os secretários Pedro Fernandes (Maranhão) e Geraldo Castro (São Luís), participaram de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores por quase quatro horas, na última segunda-feira (02), debatendo em alto nível a problemática da Educação.

Pedro Fernandes assegurou que a rede pública estadual de ensino não irá mais ofertar o 1º ano do ensino fundamental no ano letivo 2014, que é de responsabilidade exclusiva do município, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Pedro Fernandes informou que o esforço da Secretaria em municipalizar o ensino fundamental deve-se à necessidade de centrar maior atenção da rede estadual na oferta com qualidade de ensino médio – responsabilidade prioritária do estado, conforme promulga a LDB. “Ainda temos muitos jovens com idade escolar fora da sala de aula do ensino médio”, revelou.

Ele informou, também, que mais de 40% do ensino fundamental de São Luís está sob a responsabilidade da rede estadual. “Estamos municipalizando o ensino fundamental, mas estamos disponibilizando todo apoio necessário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para que a rede municipal oferte um ensino de qualidade. A secretaria coloca-se a dispor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para colaborar com o devido planejamento para que esse processo aconteça”, destacou o secretário durante a audiência.

O secretário lembrou que a Seduc concluiu este ano o Plano Estadual de Educação, que irá balizar ações estratégicas para melhoria do ensino em 2014. O secretário frisou que a Seduc e os municípios concluíram seus planos de ações articularas (PAR), que são instrumentos imprescindíveis para capitalização de recursos do Governo Federal para o setor.

GERALDOAPSão Luís – Já o secretário Geraldo Castro, apesar de ter assumido a pasta recentemente, não se intimidou com o desafio e também esteve presente, respondendo a todos os questionamentos e demonstrou que agora a Educação de São Luís está em boas mãos.

Geraldo Castro destacou ações importantes realizadas pela Prefeitura na pasta da Educação como a ampliação da cobertura de atendimento às crianças, aumento e valorização dos professores e melhora da infraestrutura do sistema educacional. Na área pedagógica, o secretário apontou a dedicação com que a Semed, junto com os conselhos da educação, têm tratado do Plano Municipal de Educação, que será encaminhado à Câmara no primeiro semestre de 2014.

O titular da Semed reiterou a importância da aplicação da educação integral na perspectiva de uma formação global do cidadão. “Não entendemos a educação integral como um resgate dos internatos. Isso não interessa aos padrões psicopedagógicos e afetivos que queremos desenvolver na educação de São Luís”, detalhou Geraldo Castro.

Os gestores estão de parabéns por terem demonstrado disposição para debater a problemática da Educação em São Luís e quem sabe juntos ou não, podem amenizar o problema que é grave em boa parte do Brasil. A Audiência Pública foi realizada através de um requerimento do vereador Ricardo Diniz.

2 comentários para "Debatendo a Educação em alto nível"


  1. Nubia Avelar

    De fato a escolha do professor Geraldo Castro foi uma decisão acertada. Se deixarem a políticagem de lado, ele e o competente Pedro Fernandes podem fazer um bom trabalho pela educação de nossa capital.

  2. Pereira

    Acompanhei a sessão e gostei da sinceridade do Geraldo Castro, acho que fará sim um bom trabalho.

deixe seu comentário

Copyright © 2012 - Blog do Jorge Aragão

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.