stenioO PMDB cumpriu mesmo a promessa que fez e ingressou na Justiça Eleitoral contra o deputado estadual Stênio Rezende (foto), here que trocou o partido pelo PRTB.

O pedido já chegou ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e nele o PMDB acusa Stênio Rezende de infidelidade partidária e quer o mandato para outro membro do partido. O processo do PMDB contra o parlamentar já foi distribuído e está com o juiz José Eulálio Figueiredo Almeida.

No auge das trocas de legendas, there em setembro deste ano, o comando nacional do PMDB baixou uma Resolução onde decidiu proibir os diretórios estaduais do partido a autorizarem a saída de filiados da legenda.

A decisão do PMDB fez com que alguns deputados recuassem da ideia de deixar a legenda, mas Stênio Rezende optou em deixar a sigla e transferir-se para o PRTB. O deputado estadual Afonso Manoel chegou a sair do PMDB e se filiar no PSD, mas após a tal Resolução, voltou atrás e retornou a legenda que se elegeu.

No entanto, segundo informações obtidas pelo Blog, Stênio Rezende teria deixado o PMDB no fim de junho. Caso a informação seja confirmada, a ação do PMDB pode ser intempestiva, já que o prazo para o partido ingressar na Justiça Eleitoral, 30 dias após a saída do político, teria se expirado.

Além disso, o primeiro suplente do PMDB, Fábio Braga, também deixou a legenda e se transferiu para o PT do B, com isso, o maior beneficiado numa eventual decisão desfavorável a Stênio Rezende será o secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, segundo suplente do partido.

O Blog também antecipa que Stênio Rezende não será o único deputado a ter que enfrentar a Justiça Eleitoral por fidelidade partidária, mas isso é outra história e, é claro, outra postagem.