Prefeito João Castelo

 João Castelo

De O Estado – Trabalhando com a possibilidade de candidatura ao governo estadual, try a direção regional do PSDB formalizou convite ao ex-prefeito João Castelo para que este dispute em 2014 a eleição majoritária.

Inicialmente, purchase o convite se referia à disputa pelo Senado. No entanto, foi estendido para a sucessão estadual devido ao cenário nacional com uma possível candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República.

“Fizemos o convite para a disputa majoritária. No entanto, o ex-prefeito Castelo ainda não definiu se concorrerá nem ao Senado e nem ao governo. Estamos esperando a decisão dele”, afirmou o vice-presidente da sigla, Pinto Itamaraty.

O que está definido no comando tucano é a disputa pela reeleição dos quatro deputados da legenda. Carlos Brandão e Pinto Itamaraty disputarão a reeleição para Câmara dos Deputados e Gardênia Castelo e Neto Evangelista a Assembleia Legislativa.

Apsar da derrtoa nas eleições de 2012, em São Luís, João castelo ainda é o principal nome do PSDB no estado. O ex-prefeito ainda não falou sobre o assunto.

Tavares – A ida do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) para o PSDB é outro tema que causa discussão interna no partido. Enquanto o deputado estadual Neto Evangelista disse que houve o convite feito para Tavares desde o ano passado, o vice-presidente da legenda, deputado federal Pinto Itamaraty, garante que não houve convite de filiação nem para o ex-governador e nem para o seu sobrinho, deputado Marcelo Tavares.

O anúncio da provável saída de Marcelo Tavares do PSB e junto com ele o tio, José Reinaldo, foi acompanhado da informação de que partidos já haviam feito convites de filiação a ambos. Entre as legendas interessadas em ter os Tavares no quadro dos filiados estaria o PSDB.

Sobre a ida de José Reinaldo para o grupo tucano, o deputado Neto Evangelista garantiu que o convite foi feito ano passado ao ex-governador. No entanto, o parlamentar não informou de quem partiu o convite.

A assessoria do deputado Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB, informou apenas que a filiação de José Reinaldo Tavares está em discussão.

Já Pinto Itamaraty nega tais convites ou mesmo que o assunto tenha sido tratado internamente nas reuniões. Segundo ele, a decisão de novas filiações passa por consultas aos membros da executiva estadual tucana.

“Desconheço qualquer informação de que o ex-governador José Reinaldo Tavares ou o deputado Marcelo [Tavares] tenham sido convidados a se filiarem ao PSDB. Se houve convite, não é válido, porque somente após consulta dos membros da direção do partido é que definimos uma ação como essa”, afirmou.

Mais

A decisão de coligação no próximo ano passará pelo cenário nacional com a candidatura a presidente da República. Se necessário, o PSDB do Maranhão pode lançar candidato próprio ao governo estadual para garantir palanque ao candidato nacional.