Foi apresentada em detalhes pelo Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) a situação de colapso financeiro-operacional das empresas que operam o sistema de transporte coletivo na capital.
Essa discussão aconteceu durante a primeira rodada de negociações entre o Sindicato dos Motoristas do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) e o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), cialis realizada nesta terça – feira (23.04) na sede do SET no bairro do Apicum (fot acima).
Participaram do encontro o Vice-Presidente do SET, case Gilson Caldas Neto, a advogada do SET Larissa Abdala, o Superintendente do SET, Luis Cláudio Siqueira, além dos empresários Hermes Carvalho, Benedito Pires, Marcone Filho e Mozar Abreu. Representando o Sindicato dos Motoristas estavam o presidente do STTREMA, Dorival Silva Sousa, a advogada do STTREMA Valúzia Cunha e outros membros da diretoria.
As reivindicações dos motoristas, fiscais e cobradores que trabalham no sistema de transporte coletivo incluem: um reajuste salarial da ordem de 15% e aumento de 23% no valor do ticket alimentação, que passaria dos atuais R$ 365,00 para R$ 450,00. Além disso, os rodoviários reivindicam a inclusão de dois dependentes nos planos de saúde e odontológico.
Segundo o Vice-Presidente do SET, Gilson Caldas Neto, as solicitações da categoria não estão condizentes com a atual realidade do setor e ressalta ainda que o momento é de total colapso financeiro – operacional entre as empresas que operam o sistema de transporte da capital, devido a sucessivos prejuízos acumulados ao longo dos últimos nove anos.
“Operamos hoje com a tarifa média mais barata de todo o país, e enquanto diversas cidades já concederam reajustes recentes no preço da tarifa, tivemos apenas um realinhamento financeiro em Fevereiro de 2010, nos últimos nove anos. Temos arcado com todos os reajustes salariais da categoria dos últimos anos, sem a contrapartida do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que é de responsabilidade do Município de São Luis. Além disso, o sistema de transporte coletivo de São Luis possui um dos maiores índices de fraudes na utilização de gratuidades do Brasil, e, para agravar a situação, houve no início de 2013, o aumento de 9% do salário mínimo, dois aumentos sucessivos do diesel e a proliferação do transporte pirata na cidade”, enfatizou o Vice-Presidente do SET.
Como saída para este impasse, o SET defende além do urgente reajuste tarifário, a revisão de benefícios como diversos tipos de gratuidades em vigor, além da concessão de subsídio ao setor por parte do Município. (As informações são da Assessoria do SET)
Eita povo de São Luís, é a mudança chegando e o impacto de gestão. É brincadeira rapaz!
Essa planilha dos empresários do setor de transporte sempre está defasada. Acho que eles tem que contratar alguém de outro lugar para ver se esses empresários conseguem ter lucro. O pior é que ninguém fechou as portas por falência até hoje.
Só conversa dos representante do SET, duas alegações que fazem sem nenhum fundamento, querendo atribuir tais responsabilidade como déficit dos empresários ao pobre dos usuários.
1°- Fraudes na utilização de gratuidades;
2°- Aumento de salário mínimo, e diesel.
Cabe a policia invertigar o primeiro caso, o segundo é de ordem economica, as autoridade e economista das empresa a solução dos poblemas, adequado ou diminuindo os lucros das empresas em outra atividades inerentes aos transportes, ou seja lucros das empresas para as empresas e não desvia-los empregando em outras atividade. Todo mundo sabe dos desvio de funções dos lucros para compra de Fazendas, apartamento de luxo, carros importados, agiotagem e jogatinas. —-Ninguém anda fiado em coletivo, —-Estudante paga meia passagem, —Gratuidade é subsidiado pelo Estado e Município.
Quando os empresários entender, parar de financiar campanha de politicos, aplicar os lucro nas empresas, deixar de fazer gastos desnecessários em outra atividades , ai teremos transporte decente, novos e limpos
NADA DE AUMENTO!!!
Isso é sacanagem desse SET, pois o péssimi serviço que eles prestam ninguém diz né
a promotora Litia avisou, mas ninguém deu a mínima
e atropelo geral! frotas antigas, péssimo serviço prestado, descompromisso do prefeito só da nisso. Eu so sei que o bicho vai pegar e nao é pouco.
É interessante que eles dizem que estão quebrando e não aguentam arcar com todas as despesas. E ainda dizem que em São Luís é a mais barata. Faça uma análise por Km rodado. será que por Km rodado está caro ou barato. Façam licitação mudem os contratos. As empresas que aqui estão não tem responsabilidade administrativa. Por isso tão quebrando.
Misericordia só DEUS pra-ter misericordia, de nós, ate a onde vamos, só DEUS sab,,,,,JESUS..
engraçado eles só falam de aumenta a passagem, enquanto os ônibus são tudo lotado e quebrado, velho caindo os pedaços,,,