Tamer assina Ordem de Serviço

Uma ordem de serviço no valor de aproximadamente um milhão e trezentos mil, shop foi assinada pelo secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sergio Tamer, para reforma e ampliação do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha (CDP). O ato, que aconteceu na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Chapadinha, localizada na Rua Sebastião Barbosa, Centro, visa à ampliação e reforma do estabelecimento penal do município.

Com prazo para ser finalizado em 90 dias os serviços garantirão, além de restauração da unidade carcerária, a ampliação de vagas ao sistema prisional maranhense. Ao todo serão mais 120 vagas, sendo edificadas 15 novas celas com capacidade para oito internos em cada uma delas. Do total, 14 serão destinadas aos homens e uma às mulheres.

O secretário Sergio Tamer explicou que essa iniciativa objetiva abrir mil vagas no sistema carcerário do estado até o final deste ano. “Estamos pouco a pouco conquistando novas vagas para alcançar a meta final de mil vagas, desafogando assim o sistema” afirmou.

O estabelecimento carcerário de Chapadinha segue á risca, assim como as demais, o que consta na Lei de Execuções Penais (LEP). Além das 15 celas, a unidade contará ainda com mais quatro. Destas, duas serão para encontros íntimos e as outras duas designadas às sanções disciplinares. Quadra de esportes, com várias atividades objetivando acabar com a ociosidade no local; área de recepção aos visitantes com banheiro e banco de alvenaria; um solário para a cela das mulheres são alguns dos benefícios que a obra possibilitara aos internos.

Todas as assistências que por direito cabem aos detentos serão oferecidas naquela unidade, a exemplo de gabinete odontológico; clínico geral; enfermeiros; assistências jurídica, psicológica e social; e laborterápica também será garantida. Para reforçar as melhorias serão construídas novas fossas, cisternas, um poço artesiano e duas guaritas de vigilâncias.

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) de Chapadinha, Cristiano Simas, disse que as obras naquela unidade penal é uma grande iniciativa do Governo do Estado no intuito de possibilitar uma melhor execução da pena principalmente no processo de ressocialização do apenado. De acordo com o magistrado, essa obra vem atender um anseio de todos que atuam direta e indiretamente no sistema prisional de Chapadinha. “Todos ansiávamos por esta obra que vem, na verdade, garantir aos internos que estes cumpram suas penas de forma humanizada”, comentou o juiz.